Bronies: Um Estudo da Interação entre Fãs e Produtores

Baseado em Pôneis Coloridos (Franquia My Little Pony)

Autores

  • Flavio Lopes Dinali
  • Profa. Ma. Marcella Schneider Faria Santos (orientadora)

Palavras-chave:

Iniciação Científica, Comunicação, COMFILOTEC , FAPCOM, TCC

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar as interações entre fãs – os consumidores frequentes e dedicados de produtos midiáticos – e produtores da animação televisiva “My Little Pony: A Amizade é Mágica”. Partindo do universo cultural de sua fanbase digital, foi utilizada a netnografia (KOZINETS, 2014) para conhecer as dinâmicas das relações entre os participantes desse ambiente. Notou-se que o público periférico (paralelo ao público-alvo, porém fora do padrão do mesmo) acaba sendo mais engajado do que o público-alvo pré-estabelecido pela produtora e, nesse contexto, foi desenvolvida uma pesquisa sobre a interação em rede, a interação entre fã e produtor, a história do movimento “geek”, e sua evolução como cultura alternativa.

Downloads

Publicado

01/06/2019