A indústria de consumo a partir de estratégias mercadológicas da telenovela Os Dez Mandamentos

Autores

  • Maysa Cristina de Jesus Siqueira
  • Profa. Dra. Fernanda Elouise Budag (orientadora)

Palavras-chave:

COMFILOTEC , Comunicação, FAPCOM, Iniciação Científica, telenovela

Resumo

Esta monografia tem por objetivo discutir a indústria do consumo cristão em torno das estratégias mercadológicas da telenovela Os Dez Mandamentos. O tema aborda, portanto, a telenovela Os Dez Mandamentos e as reverberações que resultaram junto ao público. Tal como o consumo de outras mídias e produtos, que foram originários a partir dela. Por meio de publicações do OBITEL – Observatório Ibero-Americano da Ficção Televisiva – e textos de pesquisadores brasileiros como Baccega (2013) e Lopes (2003), podemos analisar o cenário da telenovela brasileira em relação à sociedade. No contexto mercadológico cristão, valemo-nos da reflexão de Cunha (2007), de acordo com a qual o segmento de mercado cristão agrega valores e sentidos religiosos, que refletem na composição da lógica do consumo cristão. Dessa maneira, o nosso estudo apresenta o caráter exploratório, com abordagem qualitativa dos dados. A pesquisa procede das seguintes etapas: levantamento bibliográfico com base no objeto de estudo, a análise documental da telenovela Os Dez Mandamentos e a pesquisa de campo para identificar as percepções e consumos relacionados à telenovela, que emergem dos discursos dos entrevistados. Diante disso, analisamos o consumo e as estratégias de marketing do mercado cristão, a partir da telenovela Os Dez Mandamentos, a fim de refletir sobre os reflexos na vida do cristão e na sociedade do século XXI.

Downloads

Publicado

01/11/2018