Da notícia ao espetáculo: a fusão de informação e entretenimento nos programas televisivos brasileiro

Autores

  • Stephanie Dayane Almeida Silva
  • Bruno César Santos

Palavras-chave:

Comunicação midiática; True Crime; Sensacionalismo; Espetacularização da criminalidade

Resumo

O artigo explora as dinâmicas comunicacionais na construção de narrativas sensacionalistas sobre

crimes e criminosos, com destaque para o papel do telejornalismo e do gênero True Crime. A

pesquisa analisa como a mídia transforma crimes em espetáculos culturais, moldando a percepção

pública e reforçando o fascínio coletivo por histórias de violência e transgressão. Por meio de uma

metodologia bibliográfica e exploratória, fundamentada em autores como Guy Debord (1997) e

Ruth Penfold-Munce (2010), o estudo identifica as estratégias narrativas utilizadas pela mídia para

dramatizar eventos criminais, consolidando criminosos como figuras de notoriedade pública. A

pesquisa discute ainda os efeitos desse consumo midiático, incluindo a dessensibilização do

público e a perpetuação de uma estética do horror que mistura sedução e repulsa. Ao propor uma

reflexão crítica sobre os limites éticos das práticas comunicacionais, o artigo contribui para o

debate sobre os impactos culturais da espetacularização da criminalidade.

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Publicado

31/10/2025