v. 1 n. 1 (2015): REVISTA COMFILOTEC

					Visualizar v. 1 n. 1 (2015): REVISTA COMFILOTEC

A revista da graduação - COMFILOTEC - da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – FAPCOM -, de natureza acadêmica e periodicidade semestral, é uma revista multimedial destinada a publicar, de forma criteriosa, a produção discente nas áreas de comunicação, filosofia e tecnologia. A revista é composta pelas seguintes seções: Iniciação Científica, Trabalho de Conclusão de curso, Entrevistas, Ensaios e Resenhas. A revista da graduação da FAPCOM instala-se, para seu funcionamento e administração, no Centro de Produção Filosófico.

Este primeiro número da Revista de Graduação de Comunicação e Filosofia da FAPCOM traz várias produções dos alunos de diversos cursos da FAPCOM, abordando diferentes temas.

Há dois Trabalhos de Conclusão de Curso, dos quais apresentamos o Resumo, estando os trabalhos disponíveis no acervo da Biblioteca da FAPCOM. Um deles, o TransOceanus, dos Cursos de Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, trata de uma produção de marketing elaborada para a Operadora Turística TransOceanus. O outro, Vidas Encarceradas, do Curso de Jornalismo, aborda o impacto do ofício de agente de segurança penitenciária na saúde física e psíquica desses trabalhadores.

Este primeiro número traz ainda seis artigos de Iniciação Científica: 1) A construção de um roteiro de Sucesso: uma análise do seriado Friends, discutindo o roteiro da série que a tornou um fenômeno de audiência. 2) Mudanças nas estratégias do marketing político na era da comunicação em rede, que analisa as ferramentas do marketing político como forma de influência do eleitorado. 3) Música na Indústria Cultural traz um estudo de caso sobre o gênero Sertanejo Universitário mostrando como a internet vem mercantilizando esse gênero de música. 4) Nativos Digitais aborda o protagonismo digital das novas gerações, particularmente os hackers, net-ativista e gamers. 5) Clarice, curta-metragem com duração de 20 minutos, que nasceu de um Projeto Experimental realizado como trabalho de conclusão do Curso de Rádio, TV e Internet e relata a vida de uma garota de 16 anos (Clarisse) que pratica a automutilação. 7) Estratégias de Marketing e Comunicação para Publicidade na Cultura Digital, que discute as formas de relacionamento com o consumidor que causam engajamento.

Completam esta edição uma Resenha da obra “A Era da Iconofagia”, de Norval Baitello Júnior, publicado pela Editora Paulus em 2014; um Ensaio Fotográfico com o terma “Forma”, produzido pelos alunos do Curso de Fotografia da FAPCOM; e uma matéria jornalística sobre Gustavo Moraes, 20, estudante de Rádio e TV na FAPCOM, envolvido em empreendimentos sociais desde os nove anos, que conseguiu um apoio de 60 mil reais para um Projeto de filmes 3D para sua Comunidade.

Publicado: 01/06/2015

Apresentação

TCC

Ensaios