Arquivos - Página 4

  • REVISTA COMFILOTEC
    v. 3 n. 2 (2016)

    A revista da graduação - COMFILOTEC - da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – FAPCOM -, de natureza acadêmica e periodicidade semestral, é uma revista multimedial, destinada a publicar, de forma criteriosa, a produção discente nas áreas de comunicação, filosofia e tecnologia. A revista é composta pelas seguintes seções: Iniciação Científica, Trabalho de Conclusão de Curso, Entrevistas, Ensaios e Resenhas.

    Este terceiro número da COMFILOTEC – Revista de Graduação da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – FAPCOM traz várias produções de alunos de diversos cursos da FAPCOM, abordando temas desenvolvidos em práticas investigativas no Programa de iniciação científica, trabalhos de conclusão de cursos e em atividades das disciplinas e de projetos de extensão.

    A seção INICIAÇÃO CIENTÍFICA traz três artigos: 1) O posicionamento da marca Gopro a partir de estratégias de comunicação no Instagram, do aluno, do curso de Publicidade e Propaganda, José Henrique Andrade dos Santos; 2) A importância do discurso organizacional adequado para uma relação efetiva com o público terceirizado, considerado como não-essencial, da aluna, de Relações Públicas, Amanda Mendes Pires; 3) A importância da Filosofia para o Ensino Fundamental II, do aluno, do curso de Filosofia, Keller Reis Figueiredo.

    A seção TCC destaca oito Trabalhos de Conclusão de Curso, dos quais apresentamos o Resumo e o link para a leitura, estando os trabalhos também disponíveis no acervo da Biblioteca da FAPCOM. Nesta edição apresentamos os seguintes trabalhos: 1) O desafio de tornar-se pessoa: o florescimento do humano em Martin Buber, monografia de Leandro Pereira de Castro; 2) A morte de Sócrates como uma nova maneira de pensar e viver na Grécia Antiga, monografia de Edson da Silva Pires; 3) O tratado Sobre as Duas Naturezas de Boécio: aspectos filosóficos da contraposição às heresias de Êutiques e Nestório, monografia de Gabriel Anderson Barbosa; 4) O corpo e a percepção através da ausência dos sentidos: um estudo sobre os indivíduos surdos, monografia de Renan Damaceno de Almeida Silva; 5) O problema da felicidade na filosofia trágica de Nietzsche, monografia de Gabriel Sanches Gonçalves; 6) A ontologia da alma em São Tomás de Aquino, monografia de Moacir Ferreira Filho; 7) Associação Milícia da Imaculada: o amor como ponte para renovação, projeto experimental do curso de Relações Públicas, desenvolvido pelos alunos Angela Maria de Morais, Gisele Domingos Rodrigues Correa, Luciana Helena Rodrigues e Marcelo Rodrigues.

    A seção ENTREVISTAS apresenta o documentário “Ciência no jornalismo”, realizado pelos alunos do curso de Jornalismo, Diego Antônio, Lucas Campos, Priscilla Millan, Rúbia Modéstia e Sabrina S. Santos.

    Já a seção ENSAIOS traz o resultado de análise de uma pesquisa de opinião, realizada junto a pessoas com deficiência assistidas pela AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente, estudo desenvolvido pelos alunos Aline Alves Mariano, Camila Aguiar de Alcantara, Camila Aparecida Silva Ferreira, Diogo de Moraes Dorta, Elder Macedo Magalhães, Glaucia Araujo Konesuk, Jackeline Felippe, Jessica Gugias de Oliveira, Joyce Harabara Santana, Juliana da Silva Pereira, Laís da Silva Molina, Laís Rodrigues, Luis Gustavo Mendonça Lima, Luis Miguel Teixeira dos Santos, Mariana Vieira de Andrade, Nathan de Almeida Santos e Selvyn Guimarães Alves.

    Completa esta edição uma RESENHA realizada pelos alunos do 3º. Semestre de Publicidade e Propaganda sobre o livro Planejamento de Marketing: Princípios básicos para sua implementação, dos autores Isabel Orestes da Silveira, Osvaldo Takaoki Hattori e Rosana Maria Pires Barbato Schwartz, publicado pela editora Mackenzie, no ano de 2014.

    Boa leitura! 

  • REVISTA COMFILOTEC
    v. 2 n. 1 (2015)

    A revista da graduação - COMFILOTEC - da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – FAPCOM -, de natureza acadêmica e periodicidade semestral, é uma revista multimedial destinada a publicar, de forma criteriosa, a produção discente nas áreas de comunicação, filosofia e tecnologia. A revista é composta pelas seguintes seções: Iniciação Científica, Trabalho de Conclusão de curso, Entrevistas, Ensaios e Resenhas. A revista da graduação da FAPCOM instala-se, para seu funcionamento e administração, no Centro de Produção Filosófico.

    Este segundo número da COMFILOTEC – Revista de Graduação da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – FAPCOM traz várias produções dos alunos de diversos cursos da FAPCOM, abordando temas desenvolvidos em práticas investigativas no Programa de iniciação científica e em atividades das disciplinas.

    A seção INICIAÇÃO CIENTÍFICA traz quatro artigos: 1) Benzedeiras de Guarulhos: comunicadoras da fé, do aluno Gustavo Felipe de Andrade Oliveira; 2) O homem e a tecnologia: uma paradoxal relação de poder, da aluna Karina de Carvalho; 3) Genealogia do gênero: o processo de subjetivação do feminino, da aluna Claudia Bogossian; 4) Tópicos schopenhauereanos: a filosofia de Arthur Schopenhauer pela antologia de Luiz Antônio Figueiredo, de Leandro Pereira de Castro.

    A seção TCC destaca seis Trabalhos de Conclusão de Curso, dos quais apresentamos o Resumo e o link para a leitura, estando os trabalhos também disponíveis no acervo da Biblioteca da FAPCOM. Nesta edição apresentamos os seguintes trabalhos: 1) Relações públicas e análise de cenário: um olhar sobre a IBM e a Olivetti, monografia de Lais Rodrigues; 2) Relações públicas na inclusão de pessoas com deficiência. Estudo de caso: Talento Incluir, monografia de Camila Galani; 3) A melhor idade e o potencial da Publicidade sobre os novos hábitos de consumo em e-commerce no Brasil, monografia de Jaqueline de Aquino Jesus; 4) A cidade do sol: onde as escolas não têm paredes, projeto experimental de Gabriela Paula, Patrícia Correia e Tiago Dias; 5) Relações Públicas e transformação social: caso IOS, projeto experimental de Joyce Santana, Camila Ferreira e Juliana Pereira; 6) Reposicionamento da marca Diplink, projeto experimental de Rodolfo Lugli, Gabriela Barros, Melissa Cavalari e Chaiane Cardoso.

    A seção ENTREVISTAS apresenta “Entrevistas coletivas: trajetórias profissionais de três publicitários”, com as entrevistas com Pedro Cavalcanti, Arnoldo Landiva e Adrian Ferguson. Já a seção ENSAIOS traz o resultado de um projeto interdisciplinar intitulado “Convergência interdisciplinar a partir da exposição FEITO POR BRASILEIROS, no Hospital Matarazzo em São Paulo”.

    Completa esta edição uma RESENHA da obra “Como fazer projetos de Iniciação científica”, de Cleusa Kazue Sakamoto e Isabel Orestes Silveira, da Coleção Cadernos de Comunicação, publicado pela Editora Paulus, em 2015.

    Boa leitura! 

    Editores

  • REVISTA COMFILOTEC
    v. 1 n. 1 (2015)

    A revista da graduação - COMFILOTEC - da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – FAPCOM -, de natureza acadêmica e periodicidade semestral, é uma revista multimedial destinada a publicar, de forma criteriosa, a produção discente nas áreas de comunicação, filosofia e tecnologia. A revista é composta pelas seguintes seções: Iniciação Científica, Trabalho de Conclusão de curso, Entrevistas, Ensaios e Resenhas. A revista da graduação da FAPCOM instala-se, para seu funcionamento e administração, no Centro de Produção Filosófico.

    Este primeiro número da Revista de Graduação de Comunicação e Filosofia da FAPCOM traz várias produções dos alunos de diversos cursos da FAPCOM, abordando diferentes temas.

    Há dois Trabalhos de Conclusão de Curso, dos quais apresentamos o Resumo, estando os trabalhos disponíveis no acervo da Biblioteca da FAPCOM. Um deles, o TransOceanus, dos Cursos de Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, trata de uma produção de marketing elaborada para a Operadora Turística TransOceanus. O outro, Vidas Encarceradas, do Curso de Jornalismo, aborda o impacto do ofício de agente de segurança penitenciária na saúde física e psíquica desses trabalhadores.

    Este primeiro número traz ainda seis artigos de Iniciação Científica: 1) A construção de um roteiro de Sucesso: uma análise do seriado Friends, discutindo o roteiro da série que a tornou um fenômeno de audiência. 2) Mudanças nas estratégias do marketing político na era da comunicação em rede, que analisa as ferramentas do marketing político como forma de influência do eleitorado. 3) Música na Indústria Cultural traz um estudo de caso sobre o gênero Sertanejo Universitário mostrando como a internet vem mercantilizando esse gênero de música. 4) Nativos Digitais aborda o protagonismo digital das novas gerações, particularmente os hackers, net-ativista e gamers. 5) Clarice, curta-metragem com duração de 20 minutos, que nasceu de um Projeto Experimental realizado como trabalho de conclusão do Curso de Rádio, TV e Internet e relata a vida de uma garota de 16 anos (Clarisse) que pratica a automutilação. 7) Estratégias de Marketing e Comunicação para Publicidade na Cultura Digital, que discute as formas de relacionamento com o consumidor que causam engajamento.

    Completam esta edição uma Resenha da obra “A Era da Iconofagia”, de Norval Baitello Júnior, publicado pela Editora Paulus em 2014; um Ensaio Fotográfico com o terma “Forma”, produzido pelos alunos do Curso de Fotografia da FAPCOM; e uma matéria jornalística sobre Gustavo Moraes, 20, estudante de Rádio e TV na FAPCOM, envolvido em empreendimentos sociais desde os nove anos, que conseguiu um apoio de 60 mil reais para um Projeto de filmes 3D para sua Comunidade.

16-18 de 18