v. 2 n. 1 (2015): REVISTA COMFILOTEC

					Visualizar v. 2 n. 1 (2015): REVISTA COMFILOTEC

A revista da graduação - COMFILOTEC - da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – FAPCOM -, de natureza acadêmica e periodicidade semestral, é uma revista multimedial destinada a publicar, de forma criteriosa, a produção discente nas áreas de comunicação, filosofia e tecnologia. A revista é composta pelas seguintes seções: Iniciação Científica, Trabalho de Conclusão de curso, Entrevistas, Ensaios e Resenhas. A revista da graduação da FAPCOM instala-se, para seu funcionamento e administração, no Centro de Produção Filosófico.

Este segundo número da COMFILOTEC – Revista de Graduação da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – FAPCOM traz várias produções dos alunos de diversos cursos da FAPCOM, abordando temas desenvolvidos em práticas investigativas no Programa de iniciação científica e em atividades das disciplinas.

A seção INICIAÇÃO CIENTÍFICA traz quatro artigos: 1) Benzedeiras de Guarulhos: comunicadoras da fé, do aluno Gustavo Felipe de Andrade Oliveira; 2) O homem e a tecnologia: uma paradoxal relação de poder, da aluna Karina de Carvalho; 3) Genealogia do gênero: o processo de subjetivação do feminino, da aluna Claudia Bogossian; 4) Tópicos schopenhauereanos: a filosofia de Arthur Schopenhauer pela antologia de Luiz Antônio Figueiredo, de Leandro Pereira de Castro.

A seção TCC destaca seis Trabalhos de Conclusão de Curso, dos quais apresentamos o Resumo e o link para a leitura, estando os trabalhos também disponíveis no acervo da Biblioteca da FAPCOM. Nesta edição apresentamos os seguintes trabalhos: 1) Relações públicas e análise de cenário: um olhar sobre a IBM e a Olivetti, monografia de Lais Rodrigues; 2) Relações públicas na inclusão de pessoas com deficiência. Estudo de caso: Talento Incluir, monografia de Camila Galani; 3) A melhor idade e o potencial da Publicidade sobre os novos hábitos de consumo em e-commerce no Brasil, monografia de Jaqueline de Aquino Jesus; 4) A cidade do sol: onde as escolas não têm paredes, projeto experimental de Gabriela Paula, Patrícia Correia e Tiago Dias; 5) Relações Públicas e transformação social: caso IOS, projeto experimental de Joyce Santana, Camila Ferreira e Juliana Pereira; 6) Reposicionamento da marca Diplink, projeto experimental de Rodolfo Lugli, Gabriela Barros, Melissa Cavalari e Chaiane Cardoso.

A seção ENTREVISTAS apresenta “Entrevistas coletivas: trajetórias profissionais de três publicitários”, com as entrevistas com Pedro Cavalcanti, Arnoldo Landiva e Adrian Ferguson. Já a seção ENSAIOS traz o resultado de um projeto interdisciplinar intitulado “Convergência interdisciplinar a partir da exposição FEITO POR BRASILEIROS, no Hospital Matarazzo em São Paulo”.

Completa esta edição uma RESENHA da obra “Como fazer projetos de Iniciação científica”, de Cleusa Kazue Sakamoto e Isabel Orestes Silveira, da Coleção Cadernos de Comunicação, publicado pela Editora Paulus, em 2015.

Boa leitura! 

Editores

Publicado: 01/11/2015

Apresentação

Artigos

TCC

Entrevistas

  • Entrevista

    Profa. Dra. Alessandra Barros Marassi
  • Entrevistas coletivas: trajetórias profissionais de três publicitários

    Abigail A. de J. Ferreira, Alice B. de Morais, Aline V. Rodrigues, Anna Luiza O. Beserra, Beatriz L. dos Santos, Bruna S. Garcia, Edilene A. dos Santos, Evelyn C. P. Goncalves, Fahine M. G. da Silva, Gabriel J. da C. C. Leyton, Gabriella D. de H. Silva, Isabela do N. Pacheco, Jaqueline D. de Oliveira, João C. R. de Brito, Leticia M. Deodato, Paulo V. C. de Almeida, Rodrigo M. L. de Oliveira

Resenhas