v. 2 n. 1 (2015): REVISTA COMFILOTEC
A revista da graduação - COMFILOTEC - da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – FAPCOM -, de natureza acadêmica e periodicidade semestral, é uma revista multimedial destinada a publicar, de forma criteriosa, a produção discente nas áreas de comunicação, filosofia e tecnologia. A revista é composta pelas seguintes seções: Iniciação Científica, Trabalho de Conclusão de curso, Entrevistas, Ensaios e Resenhas. A revista da graduação da FAPCOM instala-se, para seu funcionamento e administração, no Centro de Produção Filosófico.
Este segundo número da COMFILOTEC – Revista de Graduação da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – FAPCOM traz várias produções dos alunos de diversos cursos da FAPCOM, abordando temas desenvolvidos em práticas investigativas no Programa de iniciação científica e em atividades das disciplinas.
A seção INICIAÇÃO CIENTÍFICA traz quatro artigos: 1) Benzedeiras de Guarulhos: comunicadoras da fé, do aluno Gustavo Felipe de Andrade Oliveira; 2) O homem e a tecnologia: uma paradoxal relação de poder, da aluna Karina de Carvalho; 3) Genealogia do gênero: o processo de subjetivação do feminino, da aluna Claudia Bogossian; 4) Tópicos schopenhauereanos: a filosofia de Arthur Schopenhauer pela antologia de Luiz Antônio Figueiredo, de Leandro Pereira de Castro.
A seção TCC destaca seis Trabalhos de Conclusão de Curso, dos quais apresentamos o Resumo e o link para a leitura, estando os trabalhos também disponíveis no acervo da Biblioteca da FAPCOM. Nesta edição apresentamos os seguintes trabalhos: 1) Relações públicas e análise de cenário: um olhar sobre a IBM e a Olivetti, monografia de Lais Rodrigues; 2) Relações públicas na inclusão de pessoas com deficiência. Estudo de caso: Talento Incluir, monografia de Camila Galani; 3) A melhor idade e o potencial da Publicidade sobre os novos hábitos de consumo em e-commerce no Brasil, monografia de Jaqueline de Aquino Jesus; 4) A cidade do sol: onde as escolas não têm paredes, projeto experimental de Gabriela Paula, Patrícia Correia e Tiago Dias; 5) Relações Públicas e transformação social: caso IOS, projeto experimental de Joyce Santana, Camila Ferreira e Juliana Pereira; 6) Reposicionamento da marca Diplink, projeto experimental de Rodolfo Lugli, Gabriela Barros, Melissa Cavalari e Chaiane Cardoso.
A seção ENTREVISTAS apresenta “Entrevistas coletivas: trajetórias profissionais de três publicitários”, com as entrevistas com Pedro Cavalcanti, Arnoldo Landiva e Adrian Ferguson. Já a seção ENSAIOS traz o resultado de um projeto interdisciplinar intitulado “Convergência interdisciplinar a partir da exposição FEITO POR BRASILEIROS, no Hospital Matarazzo em São Paulo”.
Completa esta edição uma RESENHA da obra “Como fazer projetos de Iniciação científica”, de Cleusa Kazue Sakamoto e Isabel Orestes Silveira, da Coleção Cadernos de Comunicação, publicado pela Editora Paulus, em 2015.
Boa leitura!
Editores