A rede social Instagram e sua influência na propagação do “Efeito do Algo Novo

Autores

  • Roberta de Souza Costa
  • Carlos Eduardo Souza Aguiar

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever a reprodução de um roteiro de ações feitas por indivíduos que, por estarem tentando sobreviver num mundo capitalista, não as percebem. No presente artigo, denominamos esse fenômeno como "Efeito do Algo Novo". Esse comportamento é perceptível a partir de fatores que influenciam a propagação de um ciclo de ações, como o consumo e descarte, ou seja, da circunstância das pessoas serem produtos do mercado, mas também, principalmente pelo homem ser extremamente sociável. Neste artigo, a discussão teórica passa por Marshall McLuhan, Zygmunt Bauman, Manuel Castells e Lino Rampazzo. Além disso, o texto também aborda as transformações da técnica na pandemia de Covid-19. Para mostrar a existência do Efeito do Algo Novo, serão apresentadas as transformações que aconteceram na técnica com a inserção de novas tecnologias, as inovações nas redes sociais digitais, o Instagram e seu impacto na vida contemporânea.

Downloads

Publicado

16/06/2021