O branding sensorial e a experiência com a marca por meio De lojas conceito
Customização, interação e conexão em uma análise do case Méqui 1000
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a loja conceito denominada Méqui 1000, da Marca McDonald’s para mapear e entender melhor as estratégias utilizadas que exploram os nossos sentidos humanos e ajudam a criar conexões e consequentemente uma fidelização do consumidor com a marca. Para isso, após uma pesquisa bibliográfica que abordou conceitos como branding, branding sensorial e lojas conceito, empreendemos uma pesquisa documental compreendida pela análise de vídeos nos quais consumidores relataram suas primeiras impressões sobre o Méqui 1000. Nesse momento identificamos que as manifestações registradas focaram mais nos sentidos da visão e paladar, ainda que tenha sido possível analisar as interações com o tato. Por fim, para se ter uma análise mais aprofundada do fenômeno, realizamos uma pesquisa de campo usando da observação de inspiração etnográfica; com a qual foi possível entender a importância de todos os sentidos na estratégia, mas, principalmente, da relevância do tato e como sua ausência prejudica a experiência diferenciada do consumidor com o Méqui 1000.