Good Girls: Estratégias narrativas para a fidelização da mulher contemporânea como consumidora de produções audiovisuais

Autores

  • Maria Júlia Jarnyk das Neves
  • Profa. Dra. Fernanda Budag (Orientadora)

Resumo

O presente artigo tem por objetivo investigar como as narrativas seriadas audiovisuais foram alterando o script de suas personagens femininas para acompanhar a evolução do papel social da mulher fora da ficção. Esse estudo, que combina pesquisa bibliográfica com análise de produto midiático, visa expor, também, que tais mudanças de enredo foram realizadas estrategicamente, a fim de manter o público feminino fidelizado ao consumo de obras audiovisuais, visto que as mulheres representam uma parcela expressiva de mercado para essas produções. O objeto empírico desta investigação é a série de comédia dramática Good Girls (2018-2021), que reflete a "a busca por equilíbrio" (FURQUIM, 2008) da mulher contemporânea, que acumula funções como carreira no mercado de trabalho, administração da casa, criação dos filhos e outras atividades. Ao final deste estudo nota-se que as narrativas audiovisuais foram sendo transformadas para representar a nova realidade do público feminino, a fim de que ele continue acompanhando as produções veiculadas na mídia.

Downloads

Publicado

28/05/2024