Algoritmos, padrões da Indústria Cultural e suas influências nos usuários do TikTok.

Autores

  • Giullia Hartvite Fapcom
  • Profa. Marcella Schneider (Orientadora) Fapcom

Palavras-chave:

Algoritmos, TikTok, Comportamento de Usuários, Indústria Cultural

Resumo

Esse estudo aborda como os padrões da Indústria Cultural servem de parâmetro para o funcionamento dos algoritmos que, por sua vez, influenciam usuários do TikTok. O uso da Teoria Crítica dos participantes da Escola de Frankfurt, é essencial na compreensão dos resultados dos comportamentos de quem utiliza a rede social. Dessa forma, ao relacionar a teoria com a ferramenta principal - algoritmo -, percebeu-se que a padronização personalizada de conteúdos ocasiona a dificuldade de um pensamento crítico do indivíduo, resultando em uma limitação de consciência sobre si mesmo e sobre o mundo, já que consome produtos que reproduzem normas sociais dominantes. Portanto, nos parece fundamental entender criticamente como o uso das estratégias da Indústria Cultural e o funcionamento do algoritmo se relacionam no contexto do Tik Tok. Através de pesquisa bibliográfica e empírica com observação de perfis e trends do Tik Tok, buscou-se responder a pergunta problema. 

Biografia do Autor

  • Giullia Hartvite, Fapcom

    Aluna do 2° semestre do curso de Jornalismo da FAPCOM. Realizou Iniciação Científica junto ao Grupo de Pesquisa Mídia, Linguagem e Sociabilidade na era digital.

  • Profa. Marcella Schneider (Orientadora), Fapcom

    Coordenadora do Grupo de Pesquisa Mídia, Linguagem e Sociabilidade na era digital.

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Publicado

29/10/2024

Edição

Seção

Artigos