Imagens de vínculo e o vínculo das imagens

Autores

  • Fabio Ciquini Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação FAPCOM
  • Clarisse Maria Castro de Alvarenga

DOI:

https://doi.org/10.31657/rcp.v3i5.101

Resumo

No final de 2018, órgãos de imprensa do mundo todo noticiaram a morte do missionário evangélico norte-americano John Chau que, ao invadir a ilha Sentinela do norte no Oceano Índico, foi morto por habitantes locais que lá residem, segundo antropológos, há cerca de 30 mil anos. Os sentineleses, como são denominados, são uma etnia completamente isolada e protegida pelo governo indiano. Qualquer tipo de contato com outros povos é vetado. O fato novamente jogou a luz midiática para a discussão sobre os denominados povos isolados e a necessidade (ou não) de se estabelecer contato com eles e, em reportagens sobre o fato referido, algumas tribos indígenas do interior do Acre e da Amazônia foram citadas como exemplos de povos originários cujo contato com o homem branco ainda não havia sido realizado.

Biografia do Autor

  • Fabio Ciquini, Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação FAPCOM
    Doutor em Comunicação e Semiótica pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação em Semiótica PUC-SP (bolsista CNPq), mestre em Comunicação Visual (UEL), especialista em Fotografia (UEL) e graduado em Comunicação Social Jornalismo (UEL). docente nos cursos de Fotografia e Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM) e nos cursos de Jornalismo e Publicidade da Faculdade Casper Líbero.
  • Clarisse Maria Castro de Alvarenga

    Clarisse Alvarenga é formada em Comunicação Social (UFMG), com mestrado em Multimeios (Unicamp), doutorado em Comunicação Social (UFMG) e pós-doutorado em andamento no PPGAS do Museu Nacional (UFRJ). Atua no campo do cinema, com interesse nos temas: documentário, cinema latino-americano, audiovisual comunitário, vídeo popular, oficinas de vídeo, e cinema e educação. Seu trabalho envolve atenção ao cinema indigenista e ao cinema indígena brasileiros. autora do livro Da cena do contato ao inacabamento da história (Edufba, 2017), e também realizadora, tendo dirigido os longas-metragens , de casa! (2007) e Homem-peixe (2017). Atualmente, é professora adjunta na Faculdade de Educação da UFMG, onde atua como membro permanente do Mestrado Profissional em Educação e como docente do Curso de Formação Intercultural para Educadores Indígenas.

Referências

ALVARENGA, Clarisse Maria Castro de. Da cena do contato ao inacabamento da história: Os últimos isolados (1967-1999), Corumbiara (1986-2009) e Os Arara (1980-). 267f. Tese (Doutorado em Comunicação) Universidade Federal de Minas Gerais, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Belo Horizonte, 2015.

Downloads

Publicado

19/03/2019

Como Citar

Imagens de vínculo e o vínculo das imagens. (2019). PAULUS: Revista De Comunicação Da FAPCOM, 3(5), 189-194. https://doi.org/10.31657/rcp.v3i5.101