O jornalismo impresso na era digital: implicações na decodificação de um novo gênero

Autores

  • Fabiana Crispino Santos
  • Marcio Gonçalves
  • Elaine Vidal Oliveira
  • Mirian Martins da Motta Magalhães

DOI:

https://doi.org/10.31657/rcp.v3i6.115

Resumo

Com base nos impactos da internet na prática jornalística, este artigo pretende discutir o surgimento de um novo gênero no jornalismo impresso brasileiro, uma espécie híbrida, composta por dois textos que se complementam, sendo um inserido na categoria notícia (informação) e o outro na categoria comentário (opinião/interpretação). O que distingue essa produção jornalística das demais é que a compreensão total do conteúdo só é alcançada mediante a leitura de ambos os produtos, leitura esta que dá origem a um novo texto não em seu aspecto material, mas como fruto da interpretação do leitor. A hipótese que se apresenta, da emergência desse gênero composto, associa-se à perda de leitores para a internet e à luta do jornalismo impresso por espaço e por uma nova identidade.

Palavras-chave: Internet. Jornalismo impresso. Gêneros jornalísticos.

Referências

BELTRO, L. A imprensa informativa. São Paulo: Folco Masucci, 1969.

CALDAS, A. Deu no jornal. O jornalismo impresso na era da internet. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2014.

CHAPARRO, M. Sotaques daquém e dalém mar: percursos e gêneros do jornalismo português e brasileiro. Santarém: Jortejo, 2000.

HABERMAS, J. Direito e democracia: entre facticidade e validade. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.

LAGE, N. Teoria e técnica do texto jornalístico. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

MELO, J. M. A opinião no jornalismo brasileiro. Petrópolis: Vozes, 1985.

PENA, F. Teoria do Jornalismo. São Paulo: Contexto, 2006.

PONTE, C. Para entender as notícias. Linhas de análise do discurso jornalístico. Florianópolis: Insular, 2005.

RUFINO, D. Manuel Carlos Chaparro e a busca de um jornalismo social. Anuário Unesco/ Metodista de Comunicação Regional, Ano 14 n. 14, p. 131-141, jan/dez. 2010.

SANTANNA, L. O destino do jornal. Rio de Janeiro: Record, 2008.

SEIXAS, L. Redefinindo os gêneros jornalísticos: Proposta de novos critérios de classificação. Covilhã: Labcom, 2009.

SILVA, R. C. A transição do jornalismo do século XIX ao século XX. 2013. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/silva-rodrigo-carvalho-transicao-do-jornalismo.pdf. Acesso em: 22.7.2018.

TEMER, A. C. R. P. Gêneros jornalísticos e a análise de conteúdo: um aporte brasileiro. In: 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Curitiba, 2017. Anais do 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2017.

TEMER, A. C. R. P; SANTOS, M. Fronteiras Híbridas do Jornalismo. Curitiba: Appris, 2015.

Downloads

Publicado

12/11/2019

Como Citar

O jornalismo impresso na era digital: implicações na decodificação de um novo gênero. (2019). PAULUS: Revista De Comunicação Da FAPCOM, 3(6). https://doi.org/10.31657/rcp.v3i6.115