A relevância da arquitetura escolar na adequação da escola tradicional ao contexto dos fluxos

Autores

  • Luciana Livia Gonçalves
  • Pollyana Ferrari

DOI:

https://doi.org/10.31657/rcp.v3i6.116

Resumo

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre como os desafios de ensinar em um mundo fluido, volátil e hiperconectado, com necessidades inéditas à aprendizagem da nova geração de alunos, têm influenciado escolas particulares tradicionais de São Paulo a transformarem a sua arquitetura. Para a realização de tal objetivo, elegemos as mudanças empreendidas pelo Colégio São Luís, chamadas de Projeto CSL2020. Após completar 100 anos de funcionamento em uma das principais avenidas da cidade, o São Luís anunciou sua transferência para a região do Ibirapuera, sob a justificativa de construir um novo prédio horizontal, próximo à natureza e com espaços organizados de maneira a superar os modelos lineares de ensino. O artigo faz parte da pesquisa de mestrado que está em curso e que pretende investigar como as escolas particulares tradicionais de São Paulo estão construindo suas narrativas institucionais em torno da urgência, importância e propósito de se transformar.

Palavras-chave: Comunicação escolar. Escolas inovadoras. Escola tradicional. Arquitetura escolar.

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Publicado

12/11/2019

Como Citar

A relevância da arquitetura escolar na adequação da escola tradicional ao contexto dos fluxos. (2019). PAULUS: Revista De Comunicação Da FAPCOM, 3(6). https://doi.org/10.31657/rcp.v3i6.116