Testemunhas de si mesmo: mudanças no jornalismo na era dos testemunhos

Autores

  • Cristine Gerk
  • Marialva Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.31657/rcp.v3i6.118

Resumo

Este trabalho pretende discutir o que denominamos Jornalismo na Era dos Testemunhos, a partir de uma reflexão a respeito da forma como os relatos são tratados em produtos midiáticos na contemporaneidade. Tratamos das implicações entre memória, testemunho e jornalismo, a partir do testemunho dos próprios jornalistas, eleitos pelos pares como referências na profissão no Brasil. Escolhidos como porta-vozes por mais de cem profissionais com passagens por redações do Rio de Janeiro, Caco Barcellos, Ricardo Boechat, Eliane Brum, Glória Maria e Leslie Leitão analisam as mudanças na profissão hoje, tendo como norte a análise do impacto deste também chamado jornalismo declaratório.

 

Palavras-chave: Jornalismo. Contemporaneidade. Mídia. Prática profissional

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que resta de Auschwitz. São Paulo: Boitempo, 2008.

BARBOSA, Marialva. Meios de comunicação: lugar de memória ou na história. Contracampo, v. 35, p. 7-26, 2016

GERK, Cristine. Jornalismo e público: reconfigurações no contexto digital. WhatsApp do Extra como ferramenta histórico-tecnológica. Dissertação (Mestrado em Comunicação) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/ECO). Rio de Janeiro, 2016.

LOPES, Fernanda Lima. Ser jornalista no Brasil: identidade profissional e formação acadêmica. São Paulo: Paulus, 2013.

JOUTARD, Philippe. Histoire et mémoires: conflits et aliance. Paris: ditions la Découverte. 2015.

SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

SIMMEL, Georg. Sociology of the senses: visual interaction. In: PARK, Robert; BURGESS, Ernest. Introduction to the science of sociology. 3. ed. Chicago: University of Chicago Press, 1969.

VAZ, Paulo; SANTOS, A.; ANDRADE. P. H. Testemunho e Subjetividade Contemporânea: narrativas de vítimas de estupro e a construção social da inocência. Lumina (online), Juiz de Fora, v. 8, p. 1-33, 2014.

Downloads

Publicado

12/11/2019

Como Citar

Testemunhas de si mesmo: mudanças no jornalismo na era dos testemunhos. (2019). PAULUS: Revista De Comunicação Da FAPCOM, 3(6). https://doi.org/10.31657/rcp.v3i6.118