Testemunhas de si mesmo: mudanças no jornalismo na era dos testemunhos
DOI:
https://doi.org/10.31657/rcp.v3i6.118Resumo
Este trabalho pretende discutir o que denominamos Jornalismo na Era dos Testemunhos, a partir de uma reflexão a respeito da forma como os relatos são tratados em produtos midiáticos na contemporaneidade. Tratamos das implicações entre memória, testemunho e jornalismo, a partir do testemunho dos próprios jornalistas, eleitos pelos pares como referências na profissão no Brasil. Escolhidos como porta-vozes por mais de cem profissionais com passagens por redações do Rio de Janeiro, Caco Barcellos, Ricardo Boechat, Eliane Brum, Glória Maria e Leslie Leitão analisam as mudanças na profissão hoje, tendo como norte a análise do impacto deste também chamado jornalismo declaratório.
Palavras-chave: Jornalismo. Contemporaneidade. Mídia. Prática profissional
Referências
AGAMBEN, Giorgio. O que resta de Auschwitz. São Paulo: Boitempo, 2008.
BARBOSA, Marialva. Meios de comunicação: lugar de memória ou na história. Contracampo, v. 35, p. 7-26, 2016
GERK, Cristine. Jornalismo e público: reconfigurações no contexto digital. WhatsApp do Extra como ferramenta histórico-tecnológica. Dissertação (Mestrado em Comunicação) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/ECO). Rio de Janeiro, 2016.
LOPES, Fernanda Lima. Ser jornalista no Brasil: identidade profissional e formação acadêmica. São Paulo: Paulus, 2013.
JOUTARD, Philippe. Histoire et mémoires: conflits et aliance. Paris: ditions la Découverte. 2015.
SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
SIMMEL, Georg. Sociology of the senses: visual interaction. In: PARK, Robert; BURGESS, Ernest. Introduction to the science of sociology. 3. ed. Chicago: University of Chicago Press, 1969.
VAZ, Paulo; SANTOS, A.; ANDRADE. P. H. Testemunho e Subjetividade Contemporânea: narrativas de vítimas de estupro e a construção social da inocência. Lumina (online), Juiz de Fora, v. 8, p. 1-33, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos para PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação.
Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista PAULUS, o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.