Globo Play: um estudo sobre a plataforma de Video on Demand da Rede Glob

Autores

  • Cleide Luciane Antoniutti

DOI:

https://doi.org/10.31657/rcp.v3i6.119

Resumo

O surgimento da internet marcou profundamente a história da humanidade e transformou a forma de se comunicar. Os chamados meios tradicionais de comunicação de massa precisam se reinventar continuamente e ampliar seus horizontes de atuação em face das novas mídias e demandas atuais do público. O objetivo deste trabalho é apresentar e analisar o Globo Play, plataforma de Video on Demand VoD que redesenha a produção, transmissão e consumo de conteúdo da maior emissora de televisão do Brasil, a Rede Globo. A importância das ações estratégicas do Grupo Globo e a atualidade do assunto explorado justificam a realização deste estudo. Neste trabalho são abordados temas como convergência midiática, novas tecnologias em comunicação, mercado audiovisual, impactos do serviço de VoD no âmbito do jornalismo. Realizou-se pesquisa exploratória qualitativa, com levantamento bibliográfico, coleta de dados e entrevistas. O trabalho caracterizou o Globo Play como ferramenta de comunicação e traçou perspectivas para o atual cenário, em que os meios convencionais buscam formas de se fazer atrativos e manter a audiência diante dos novos suportes e das possibilidades que se apresentam, atendendo as necessidades de um mercado cada vez mais voltado para as múltiplas telas.

Palavras-chave: Jornalismo. Audiovisual. Internet. Globo Play.

Referências

ANDERSON, Chris. A cauda longa. Rio de Janeiro: Campus, 2006.

BRANCO, C. F. Castelo; MATSUZAKI, L. Yoshio (Orgs.). Olhares da rede. São Paulo: Momento Editorial, 2009.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. v. I.

CAPOANO, Edson. Globo Play: comodidade e mobilidade como novos conceitos de valor para maior TV do Brasil COMUNICON 2016. 13 a 15 de outubro de 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/305489833_Globo_Play_comodidade_e_mobilidade_como_novos_conceitos_de_valor_para_maior_TV_do_Brasil. Acesso em: 29 ago. 2017.

DIZARD JR., Wilson. A nova mídia: A comunicação de massa na era da informação. Tradução de Antonio Queiroga; Edmond Jorge. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

FINGER, Cristiane. Crossmedia e Transmedia: desafios do telejornalismo na era da convergência digital. Questão, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 121-132, jul.-dez. 2012. Disponível em: file:///C:/Users/Lipe%20Fernandes/Downloads/23731-144188-1-PB.pdf. Acesso em: 14 nov. 2016.

FINGER, Cristiane. O Telejornal em Qualquer Lugar: uma sondagem sobre a recepção das notícias nos dispositivos portáteis. Conexão Comunicação e Cultura, USC, Caxias do Sul, v. 12, n. 23, jan.-jun. 2013. Disponível em: file:///C:/Users/Lipe%20Fernandes/ Downloads/2232-8738-1-PB%20(1).pdf. Acesso em: 14 nov. 2016

GITELMAN, Lisa. Always already new: Media History and the Data of Culture. Cambridge: MIT Press, 2006.

GLOBO.COM. Globoplay. 2000-2019. Disponível em: https://globoplay.globo.com/ Acesso em: 22 nov. 2016

HOINEFF, Nelson. A nova televisão: desmassificação e o impasse das grandes Redes. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1996.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2. ed. Tradução de Susana Alexandria. São Paulo: Aleph, 2009.

MANOVICH, Lev. The language of new media. Cambridge: The Mit Press, 2001.

MASSAROLO, J. C.; MESQUITA, D. Vídeo sob Demanda: uma nova plataforma televisiva. In: XXV Encontro Anual da Compós, Universidade Federal de Goiás, GO, 07 a 10 de junho de 2016. Anais (on-line). Goiânia: UFG, 2016. Disponível em: http://www.compos.org.br/ biblioteca/compos2016videosobdemanda_3397.pdf. Acesso em: 15 nov. 2016.

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. Tradução de Décio Pignatari. 20. ed. São Paulo: Cultrix, 2011.

MCLUHAN, Marshall; POWERS, Bruce. The global village: Transformations in World Life and Media in the 21st Century. 18. ed. New York: Oxford University Press, 1989.

NAVARRO, Vinicius. Os sentidos da convergência. Entrevistado: Henry Jenkins. Contracampo, n. 21, p. 14, ago. 2010.

Downloads

Publicado

12/11/2019

Como Citar

Globo Play: um estudo sobre a plataforma de Video on Demand da Rede Glob. (2019). PAULUS: Revista De Comunicação Da FAPCOM, 3(6). https://doi.org/10.31657/rcp.v3i6.119