Midiatização da religião e secularização: pensando as práticas religiosas no ambiente das mídias

Autores

  • Luís Mauro Sá Martino

DOI:

https://doi.org/10.31657/rcp.v1i1.12

Resumo

Este texto situa as questões sobre midiatização da religião no pano de fundo das discussões sobre secularização. A partir de pesquisas realizadas previamente, argumenta-se que a midiatização pode ser uma variável importante para pensar a secularização da sociedade. O argumento se desenvolve em três partes: (1) midiatização vai além do uso da mídia, extendendo-se como um processo social mais amplo; (2) secularização, em sua complexa variedade, não pode ser tomada fora do ambiente midiático no qual acontece; (3) a conexão entre os dois processos permite compreender melhor certos aspectos da sociedade contemporânea.

Palavras-chave: Midiatização. Religião. Secularização. Comunicação.

Downloads

Publicado

16/01/2017

Como Citar

Midiatização da religião e secularização: pensando as práticas religiosas no ambiente das mídias. (2017). PAULUS: Revista De Comunicação Da FAPCOM, 1(1), pag. 97-108. https://doi.org/10.31657/rcp.v1i1.12