Midiatização da religião e secularização: pensando as práticas religiosas no ambiente das mídias
DOI:
https://doi.org/10.31657/rcp.v1i1.12Resumo
Este texto situa as questões sobre midiatização da religião no pano de fundo das discussões sobre secularização. A partir de pesquisas realizadas previamente, argumenta-se que a midiatização pode ser uma variável importante para pensar a secularização da sociedade. O argumento se desenvolve em três partes: (1) midiatização vai além do uso da mídia, extendendo-se como um processo social mais amplo; (2) secularização, em sua complexa variedade, não pode ser tomada fora do ambiente midiático no qual acontece; (3) a conexão entre os dois processos permite compreender melhor certos aspectos da sociedade contemporânea.
Palavras-chave: Midiatização. Religião. Secularização. Comunicação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos para PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação.
Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista PAULUS, o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.