O que você vai ser antes de crescer? Youtubers, infância e celebridade
DOI:
https://doi.org/10.31657/rcp.v3i6.123Resumo
Premiada como a melhor tese de doutorado na Compós, o trabalho O que você vai ser antes de crescer? Youtubers, infância e celebridade propõe discussões urgentes no âmbito das Ciências da Comunicação, da Sociologia e da Pedagogia. Defendida em 2017 por Renata Cristina de Oliveira Tomaz, na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a pesquisa extravasa o meio acadêmico e adentra a esfera sociocultural dos brasileiros. Apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, o trabalho foi orientado pelo professor doutor João Freire Filho e recebeu recursos da Capes e da Faperj.Referências
ARIS, Phillippe. La infancia. Revista Educación, v. 281, p. 5-17, 1986.
BITTENCOURT, Maíra. O príncipe digital. Curitiba: Appris, 2016.
MORI, Letícia. O submundo dos vídeos que humilham e expõem crianças no YouTube. BBC News, 1 fev. 2018. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/tecnologia/noticias/ bbc/2018/02/01/o-submundo-dos-videos-que-humilham-e-expoem-criancas-no-youtube. htm. Acesso em: 8 abr. 2019.
TOMAZ, Renata de Oliveira. O que você vai ser antes de crescer: youtubers, infância e eelebridade. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura) Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2017.
YOUTUBE para a imprensa. YouTube em números. Disponível em: https://www.youtube. com/intl/pt-BR/yt/about/press/ Acesso em: 8 abr. 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos para PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação.
Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista PAULUS, o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.