Mídias digitais e as tecnologias da sobrevivência

Autores

  • Gilson Vieira Monteiro

DOI:

https://doi.org/10.31657/rcp.v1i1.13

Resumo

Este artigo foi publicado inicialmente no livro Jornalismo para dispositivos móveis: produção, distribuição e consumo, organizado por João Canavilhas e Ivan Satuf, em Portugal, pela Livros Labcom Books, em 2015, sob o título Ecossistemas comunicacionais: os dispositivos móveis como extensao do corpo humano. O que em Portugal se chama dispositivos móveis, em Manaus, no Grupo de Pesquisa em Ciências da Comunicação, Informação, Design e Artes (Interfaces) denominamos Mídias Digitais. Utilizamos os ecossistemas comunicacionais, conceito surgido a partir dos ecossistemas comunicativos, resultados de um processo enativo de evolução das teorias, que reforça a minha tese de que tecnologias, por mais modernas que as sejam, resultam de processos enativos, e são, portanto, extensões do corpo. E, mais ainda: extensões do corpo para garantir a sobrevivência. Eis que me veio a ideia de aprimorar o artigo anterior e chamá-lo de Mídias Digitais e as tecnologias da sobrevivência.

Palavras-chave: Mídias Digitais. Ecossistemas comunicacionais. Comunicação e complexidade.

Biografia do Autor

  • Gilson Vieira Monteiro

    Gilson Vieira Monteiro é doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Downloads

Publicado

16/01/2017

Como Citar

Mídias digitais e as tecnologias da sobrevivência. (2017). PAULUS: Revista De Comunicação Da FAPCOM, 1(1), pag. 109-121. https://doi.org/10.31657/rcp.v1i1.13