Mudança de horizonte: o sol novo a cada dia, nada de novo sob o sol, mas
DOI:
https://doi.org/10.31657/rcp.v1i1.15Resumo
Mudança de horizonte leva o leitor a uma desconfortável confrontação com os limites do Ocidente e de sua cultura, em grande parte erigida a partir do princípio de abstração. Na entrada do terceiro milênio, são sérios os desdobramentos da abstração apontados por Dietmar Kamper: transformação do corpo em imagem; violência operada pelo olhar; o uso da mídia para fins de aniquilação; as perversões do trabalho; a catástrofe das relações amorosas. Simultaneamente, o autor reúne ao longo de tais análises os principais elementos de seu conjunto teórico, como imaginação e imaginário, corpo, antropologia histórica, heresia. O chamado à mudança de horizonte é nada mais do que a chance de sabotar um processo milenar no qual nossas sociedades, obcecadas por segurança e aparência, entram em queda vertiginosa. O livro faz parte da coleção Filosofia e Comunicação, da editora Paulus, dirigida por Ciro Marcondes Filho.
Palavras-chave: Dietmar Kamper. Mudança de horizonte; Crítica do Ocidente. História da abstração. Corpo. Imagem.Comunicação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos para PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação.
Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista PAULUS, o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.