Mudança de horizonte: o sol novo a cada dia, nada de novo sob o sol, mas

Autores

  • Dietmar Kamper

DOI:

https://doi.org/10.31657/rcp.v1i1.15

Resumo

Mudança de horizonte leva o leitor a uma desconfortável confrontação com os limites do Ocidente e de sua cultura, em grande parte erigida a partir do princípio de abstração. Na entrada do terceiro milênio, são sérios os desdobramentos da abstração apontados por Dietmar Kamper: transformação do corpo em imagem; violência operada pelo olhar; o uso da mídia para fins de aniquilação; as perversões do trabalho; a catástrofe das relações amorosas. Simultaneamente, o autor reúne ao longo de tais análises os principais elementos de seu conjunto teórico, como imaginação e imaginário, corpo, antropologia histórica, heresia. O chamado à mudança de horizonte é nada mais do que a chance de sabotar um processo milenar no qual nossas sociedades, obcecadas por segurança e aparência, entram em queda vertiginosa. O livro faz parte da coleção Filosofia e Comunicação, da editora Paulus, dirigida por Ciro Marcondes Filho. 

Palavras-chave: Dietmar Kamper. Mudança de horizonte; Crítica do Ocidente. História da abstração. Corpo. Imagem.Comunicação.

Biografia do Autor

  • Dietmar Kamper

    Dietmar Wilhelm Theodor Kamper (5 de outubro de 1936 em Erkelenz; 28 de outubro de 2001 em Berlim) foi um pensador alemão dedicado à Antropologia Histórica, Sociologia e Filosofia, reconhecido por seus estudos sobre corpo, imagem, cultura e crítica do Ocidente. Estudou em Colônia, Tubinga e Munique (Alemanha). Em 1959, formou-se em Educação Física. Em 1963, doutorou-se em Filosofia. Em 1972 habilitou-se como professor universitário em Ciências da Educação na Universidade de Marburg, onde ensinou de 1972 a 1979. A partir de 1979, Kamper foi professor de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Cultura na Universidade Livre de Berlim e membro-fundador do Centro de Pesquisas em Antropologia Histórica nesta mesma universidade. Publicou extensa obra sobre antropologia filosófica, socialização, história do corpo e desejo.

Downloads

Publicado

16/01/2017

Como Citar

Mudança de horizonte: o sol novo a cada dia, nada de novo sob o sol, mas. (2017). PAULUS: Revista De Comunicação Da FAPCOM, 1(1), pag. 145-150. https://doi.org/10.31657/rcp.v1i1.15