Desejo, comunicação e memória em um labirinto onde o questionamento do que é pessoa pode nos trazer indícios de como reencontrar o fio de Ariadne
DOI:
https://doi.org/10.31657/rcp.v1i2.23Resumo
Este artigo se propõe a refletir sobre aspectos da comunicação, do consumo (enquanto componente do desejo) e da memória, a partir da investigação do conceito de pessoa. Parece-nos fundamental tentar definir tal conceito para que se possa falar, com alguma propriedade, sobre quem é que se comunica, consome ou efetiva processos de memória. Para fazer tal reflexão, nos basearemos primordialmente na filosofia budista indo-tibetano. Dentro destes parâmetros, ainda tão pouco explorados dentro das pesquisas em comunicação, acreditamos que possa ser instigada uma maneira pouco comum de investigação relativa ao entendimento dos três aspectos mencionados (i.e., memória, consumo e comunicação), a qual pode vir a ser capaz de questionar a nossa visão sobre a realidade e, consequentemente, nos levar a uma possível transformação não só de perspectiva, mas dos próprios valores que atribuímos a nós mesmos e aos fenômenos.
Palavras-chave: Pessoa. Realidade dos fenômenos. Consumo. Comunicação. Memória.
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