Democracia como obrigação e participação: dialogando com Simone Weil e Amartya Sen
DOI:
https://doi.org/10.31657/rcp.v1i2.24Resumo
Este artigo propõe uma reflexão sobre a democracia moderna em diálogo com dois pensadores de diferentes contextos, experiências, crenças e ideologias: a filósofa francesa Simone Weil e o economista indiano Amartya Sen. A autor deste artigo apresenta a tese da democracia como obrigação e participação em diálogo com esses dois pensadores para fundamentar seu argumento. Partindo de uma postura cética sobre a democracia como a melhor forma de governo, o autor argumenta que uma democracia, para ser real, eficiente e capaz de responder às demandas de justiça, precisa ser alicerçada na obrigação e na participação como elementos constitutivos de um povo sujeito. Obrigação e participação fornecem as exigências indispensáveis para uma democracia. O pensamento de Simone Weil sobre obrigação e a perspectiva de Amartya Sen em relação à participação oferecem intuições para o desafio de construir uma real democracia no mundo contemporâneo.
Palavras-chave: Democracia. Obrigação. Participação. Simone Weil. Amartya Sen.
Referências
BELL, Richard H. Rethinking justice: restoring our humanity. Plymouth: Lexington Books, 2007.
BINGEMER, Maria Clara.A desventura e a opção pelos pobres: Simone Weil e a Teologia da libertação latino-americana. REB, v. 69, n. 276, p. 771-791, out. 2009p.
DOERING, Jane E. Simone Weil and the specter of Self-Perpetuating Force. Notre Dame: University of Notre Dame Press, 2010.
HEIFETZ, Aviad; MINELLI, Enrico. Overlapping Consensus Thin and Thick: John Rawls and Simone Weil. Philosophical Investigation, v. 39, n. 4, p. 362-384, out. 2016.
MARTINS, Alexandre Andrade. A pobreza e a graça: experiência de Deus em meio ao sofrimento
em Simone Weil. São Paulo: Paulus, 2013.
PTREMENT, Simone. La vie de Simone Weil 1. Paris: Fayard, 1973.
RAWLS, John. A theory of justice. Cambridge: Harvard University Press, 1971.
SEN, Amartya. Development as freedom. New York: Anchor Books, 2000.
___________. The idea of justice. Cambridge: 2009.
TOCQUEVILLE, Alexis de. Democracy in America: historical-critical edition of De la démocratie en Amérique. Indianapolis: Liberty Fund, 2010.
WEIL, Simon. Simone Weil: an anthology. New York: Grove Press, 1986a.
___________. Human Personality. In: WEIL, S. Simone Weil: an anthology. New York: Grove Press, 1986b
___________. The Power of Words. In: WEIL, S. Simone Weil: an anthology. New York: Grove Press, 1986c.
___________. Oeuvres Complètes II 1: crits historiques et politiques: Lengagement syndical. Paris: Gallimard, 1988.
___________. Oeuvres Complètes VI 2: Cahiers 2. Paris: Gallimard, 1997.
___________. Formes de LAmour Implicite de Dieu. In: ___________. Oeuvres. Paris: Gallimard, 1999a.
___________. LAmour de Dieu et le Malheur. In: ___________. Oeuvres. Paris: Gallimard, 1999b.
___________. LEnracinement. In: ___________. Oeuvres. Paris: Gallimard, 1999c.
___________. LIliade ou Le Poéme de la Force. In: ___________. Oeuvres. Paris: Gallimard, 1999d.
___________. Autobiographie Spiritualle. In: ___________. Oeuvres. Paris: Gallimard, 1999e.
___________. Oeuvres Complètes V 2: LEnracinement. Paris: Gallimard, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos para PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação.
Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista PAULUS, o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.