Comunicação, consumo e democracia: desafios e possibilidades na imigração haitiana

Autores

  • Cristóvão Domingos de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.31657/rcp.v1i2.26

Resumo

O objetivo é compreender comunicação, consumo e democracia como bases para garantir os direitos civis, políticos e sociais no fluxo migratório dos haitianos. Com base em observação e entrevista em profundidade é possível constatar que, de um lado, eles têm dificuldades para obter a documentação e acesso ao mundo do trabalho, por outro lado, usam a comunicação humana e a tecnologia para se mobilizarem e fortalecerem a rede migratória e solidária. Constatamos que há ausência de políticas públicas aos imigrantes e de apoio do Estado para superarem as situações de desvalorização da mão de obra no mundo do trabalho.

 

Palavras-chave: Comunicação. Consumo. Trabalho. Migração. Haitianos.

Biografia do Autor

  • Cristóvão Domingos de Almeida

    Pós-doutor em Comunicação e Práticas de Consumo (ESPM), doutor em Comunicação e Informação (UFRGS), mestre em Educação (Unisinos) e graduado em Relações Públicas (PUC-Campinas). professor da Universidade Federal do Pampa. Contato: cristovaoalmeida@gmail.com.

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Publicado

24/08/2017

Como Citar

Comunicação, consumo e democracia: desafios e possibilidades na imigração haitiana. (2017). PAULUS: Revista De Comunicação Da FAPCOM, 1(2), pág. 99-110. https://doi.org/10.31657/rcp.v1i2.26