Comunicação mediações interações

Autores

  • Lucrécia DAlessio Ferrara PUCSP

DOI:

https://doi.org/10.31657/rcp.v1i2.29

Resumo

Em O que é um autor?, Michel Foucault destaca que um autor capaz de instaurar discursividades é aquele a quem retornamos a partir de seus textos para criarmos outros novos. A singularidade de instaurar discursividades, portanto, só é possível para alguns. Sendo assim, Marx não é apenas o autor do Manifesto e do Capital ou, ainda, Freud não é somente o autor da A interpretação dos sonhos ou do Mal-estar na civilização. Eles nos legaram e estabeleceram uma possibilidade infinita de discursos, ressalta Foucault. Obras que se perpetuam como contemporâneas (Agamben), capazes de iluminar zonas obscuras do presente e, ao mesmo tempo, de se manter como sombras nas zonas marginais e obscuras da cultura e que nunca paramos de revisitá-las. Menos para reproduzi-las ou mimetizá-las como dogmas, mas, ao contrário, para torná-las vivas e impertinentes às gerações. nessa direção que Comunicação mediações interações de Lucrécia DAlessio Ferrara caminha. Trata-se de uma obra que funda outras obras! Deparamos com uma infinidade de discursos sobre uma epistemologia da comunicação e suas implicações na cidade, destacadamente, a partir das categorias comunicativas da mediação e interação.

 

São Paulo: Paulus, 2015. ISBN: 9788534941556

Biografia do Autor

  • Lucrécia DAlessio Ferrara, PUCSP

    Lucrécia Dalessio Ferrara é professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica (PUCSP). Doutora em Literatura Brasileira pela Faculdade Sedes Sapientiae (PUCSP), Livre-Docente em Desenho Industrial pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (USP), coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica (PUCSP) no período de 1970 a 1984, coordenadora do Grupo de Pesquisa Espaço/Visualidade-Comunicação/Cultura (ESPACC), credenciado junto ao CNPq.

Referências

BAUDELAIRE, Charles. As flores do mal. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

FOUCAULT, Michel. O que é um autor?. Lisboa: Passagens, 2009.

FOUCAULT, Michel. O corpo utópico, as heterotopias. São Paulo: N-1 edições, 2015.

MARCONDES FILHO, Ciro Juvenal. O rosto e a máquina. O fenômeno da comunicação visto pelos ângulos humano, medial e tecnológico. São Paulo: Paulus, 2013. (Nova Teoria da Comunicação, v. 1).

MONGIN, Olivier. La ville des flux. Lenvers et lendroit de la mondialisation urbaine. Paris: Fayard, 2013.

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Publicado

24/08/2017

Como Citar

Comunicação mediações interações. (2017). PAULUS: Revista De Comunicação Da FAPCOM, 1(2), pág. 143-148. https://doi.org/10.31657/rcp.v1i2.29