Ativismo político ao longo da vida
DOI:
https://doi.org/10.31657/rcp.v4i7.373Resumo
O estudo do ativismo político negligenciou as relações pessoais e sociais das pessoas com o tempo. A idade, o ciclo de vida e a geração tornaram-se experiências cada vez mais importantes para a compreensão da participação e dos resultados políticos (por
exemplo, Brexit), e as políticas atuais de austeridade em todo o mundo estão afetando pessoas de todas as idades. Em um momento em que a ciência social luta para entender as mudanças rápidas e inesperadas no cenário político atual, o ensaio argumenta que o estudo do ativismo político pode ser enriquecido ao se envolver com as dimensões temporais das experiências sociais cotidianas das pessoas, porque permite a descoberta de ativismo político em atividades mundanas, bem como em espaços banais.
Os autores sugerem que uma abordagem baseada em valores, que se concentre nas relações de preocupação das pessoas seria uma maneira adequada de revelar locais políticos contemporâneos e experiências de ativismo ao longo do curso da vida e para diferentes gerações.
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos para PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação.
Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista PAULUS, o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.