Ativismos do Sertão. As vozes ecoantes das rádios comunitárias piauienses nas discussões e evoluções do desenvolvimento sustentável
DOI:
https://doi.org/10.31657/rcp.v4i7.374Resumo
Estuda-se como as rádios comunitárias do Sertão do estado do Piauí, Nordeste do Brasil, vivenciam, praticam e desafiam as questões de discussões e evoluções sobre o desenvolvimento sustentável. Mostram-se, por meio de um estudo de casos múltiplos, levando-se em conta todo o universo dessas emissoras de rádio comunitária em território sertanejo piauiense, questões e reflexões sobre os ativismos midiáticos e suas potencialidades. É feito um balizamento teórico sobre ativismo midiático, rádio comunitária e cidadania contemporânea levando-se em conta a gama das dezenas de emissoras comunitárias dessa parte do País. Um dos pontos-chave sobre o desenvolvimento sustentável está nos próprios desafios contemporâneos das comunidades (e também sociedades) em que as emissoras estão inseridas para ecoar o local para as comunidades e, ainda, fora delas, retroalimentando os processos comunicacionais cidadãos e os ativos. Nota-se que os ecos devem ser debatidos e vividos para serem aumentados, instigando um maior comunitarismo e cidadania entre os membros das comunidades e seus entes fora delas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos para PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação.
Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista PAULUS, o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.