Comunicação no Twitter em momentos de protesto: deliberação efetiva ou debates dispersos?
DOI:
https://doi.org/10.31657/rcp.v4i7.376Resumo
O artigo traz um estudo, realizado em 13 de março de 2016, que se apoia na análise de conteúdo das postagens dos atores sociais o Twitter, durante as manifestações pelo impeachment de Dilma Rousseff, ex-presidente do Brasil pelo Partido dos Trabalhadores. Foram auditados 250 posts, coletados por busca semântica, a partir de uma ferramenta informatizada. Os tuítes foram analisados dentro da seguinte perspectiva: menção a partidos políticos ou políticos durante as deliberações; inserção efetiva dos atores sociais no debate que se processou na rede digital (tuítes produzidos com conteúdo gerado pelo ator social; retuítes; e retuítes com comentários agregados; tuítes com links remissivos a outras fontes e quais). O estudo é complementado por revisão biblio-prográfica, sustentando-se em teóricos que trabalham com redes, esfera pública e teoria democrática.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos para PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação.
Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista PAULUS, o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.