Internet e eleições no Brasil: o movimento das mulheres pela democracia
DOI:
https://doi.org/10.31657/rcp.v4i7.377Resumo
As eleições de 2018 no Brasil foram marcadas por polarizações e turbulências. Durante o período eleitoral houve um movimento em prol da democracia, de respeito às minorias (gays, indígenas, negros etc.), em defesa da igualdade, contrário à tortura e antifascista. Esse movimento emergiu na internet, em especial nas redes sociais, reunindo forças distintas da sociedade. Em pouco tempo alguns grupos no Facebook organizaram grandes manifestações, levando sua robustez para as ruas. O principal movimento congregou milhares de mulheres Brasil afora que exprimiram sua indignação às declarações do então candidato e agora presidente Jair Bolsonaro. O artigo propõe analisar esse episódio com o intuito de entender as dinâmicas que permeiam as redes sociais na internet enquanto espaços de interlocução e intervenção do cidadão no debate de questões de interesse público na sociedade midiatizada.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos para PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação.
Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista PAULUS, o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.