Comunicação e cultura: práticas sociais em debate

Autores

  • Mauro Wilton de Sousa FAPCOM

DOI:

https://doi.org/10.31657/rcp.v2i3.39

Resumo

O presente texto se coloca no cenário contemporâneo de reconhecimento do protagonismo crescente de atores individuais e coletivos conectados em redes audiovisuais, expressando mediações, desde a hegemonia de questões pessoais, através de debates, demandas e mobilizações na esfera política e cultural, assim como na objetivação de diferentes dispositivos técnicos de tornar efetiva sua concretude. O texto pontua indagações e referências críticas sobre mediações sociais que têm despertado sentido e motivação crescentes à emergência e à consolidação do protagonismo no âmbito da comunicação social, a acentuada presença do compartilhar, a necessidade de sua publicização e consequente atuação política através de inúmeras comunidades virtuais. 

Palavras-chave: Protagonismo. Audiovisual. Espaço público. Mundo comum. Compartilhar.

Biografia do Autor

  • Mauro Wilton de Sousa, FAPCOM

    Graduado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestrado em Ciências Sociais pela FFLCH da Universidade de São Paulo, Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e Pós-doutorado junto à Universitè Sthendal de Grenoble, França.Professor e pesquisador junto aos Departamentos de Comunicações e Artes e de Cinema Rádio e Televisão atuou junto aos cursos de Graduação nas áreas disciplinares de Teoria da Comunicação e Metodologia da Pesquisa. Professor Titular da Universidade de São Paulo é desde 2013 Professor Titular Sênior, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Universidade de São Paulo. 

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Publicado

26/02/2018

Como Citar

Comunicação e cultura: práticas sociais em debate. (2018). PAULUS: Revista De Comunicação Da FAPCOM, 2(3), pág. 15-28. https://doi.org/10.31657/rcp.v2i3.39