Crowdsourcing e crowdmapping na cultura da participação: um estudo de caso do Ecocitizen World Map

Autores

  • Lucia Leão
  • Juliana Caetano

DOI:

https://doi.org/10.31657/rcp.v2i3.41

Resumo

Na era das redes de comunicação digital, observa-se o surgimento de diferentes propostas de cartografia colaborativa desenvolvidas em plataformas online de uso coletivo. Em diálogo com pesquisas em comunicação, cultura e desenvolvimento social na América Latina, nosso artigo tem por objetivo realizar um estudo de caso do projeto Ecocitizen World Map, com foco na cidade de Medellín, na Colômbia. O projeto escolhido para o estudo é uma plataforma colaborativa que agrega recursos de crowdsourcing e crowdmapping. Entendidas como construção coletiva de conhecimento baseada no envio de dados multimídia geolocalizados a partir de sistemas de código aberto, as plataformas de crowdmapping têm sido utilizadas em projetos que buscam fomentar transformações socioculturais. Em suas proposições específicas, esses sistemas: (1) criam espaços de conversação com atores heterogêneos; (2) incentivam a implantação de bancos de dados alimentados por indivíduos e grupos que fornecem conteúdo em variadas mídias (textos, imagens, áudios, vídeo, entre outros); (3) favorecem a emergência do sentido de comunidade e pertencimento; (4) participam dos processos de criação de projetos culturais; e (5) estimulam transformações sociais. O artigo é baseado na proposta de cartografia das redes e na discussão sobre processos comunicacionais e a ação coletiva na rede. 

Palavras-chave: Comunicação, cultura e desenvolvimento social na América Latina. Processos de criação nas mídias. Crowdsourcing e Crowdmapping. Cultura da participação e transformação social. Medellín e Desenvolvimento urbano.

Biografia do Autor

  • Lucia Leão

    Lucia Leão é professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (COS-PUC-SP). Doutora em Comunicação e Semiótica na PUC SP (2001) e pós-doutora em Artes na UNICAMP (2003). Líder do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Criação nas Mídias (CCM / PUC-SP, CNPq).

  • Juliana Caetano

    Juliana Caetano é doutora em Comunicação e Semiótica na PUC SP (2017) e membro do grupo de estudos em Comunicação e Criação nas Mídias (CCM). Especialista em Computer Arts pela London College of Music and Media e Mestrado em Tecnologias de Inteligência e Design Digital (PUC-SP).

Referências

BENKLER, Yochai. The wealth of networks: how social production transforms markets and freedom. New Haven and London: Yale University Press, 2002. Disponível em : <http://www.benkler.org>. Acesso em: 20 ago. 2017.

BORNACELLY, Jaime et al. Política pública de biblioteca pública en Medellín: hacia la construcción de una guía de evaluación. Revista Interamericana de Bibliotecología, v. 37, n. 2, p. 151-170, 2014.

CAETANO, Juliana. Processos comunicacionais colaborativos em rede: um estudo a respeito da ecologia de saberes em metaplataformas open source. Tese (Doutorado) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2017.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

ESTELLS-AROLAS, Enrique; GONZÁLEZ-LADRN-DE-GUEVARA, Fernando. Towards an integrated crowdsourcing definition. Journal of Information science, v. 38, n. 2, p.189-200, 2012.

FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

HOWE, Jeff. The rise of crowdsourcing. Wired, v. 14, n. 6, 2006.

IMPARATO, Ivo; RUSTER, Jeff. Slum upgrading and participation: lessons from Latin America. Directions in development. Washington, DC: World Bank, 2003. Disponível em:

openknowledge.worldbank.org/handle/10986/15133>. Acesso em: 5 out. 2017.

JOHNSON, Steven. Emergência, a vida integrada de formigas, cérebros, cidades e softwares. São Paulo: Zahar, 2003.

LEO, Lucia. Paradigmas dos processos de criação em mídias digitais: uma cartografia. V!RUS Revista do Grupo Nomads, USP, v. 6, p. 05-27, 2011. Disponível em: <http://www.nomads.usp.br/virus/virus06/?sec=3&item=1&lang=pt>. Acesso em: 2 out. 2017.

___________. Imaginários compartilhados e processos de criação com bancos de dados. In: ___________. (Org.) Processos do imaginário. São Paulo: Képos, 2016.

LVY, Pierre. Inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 1998.

MAZZARELLA, William. The Myth of the Multitude, or, Whos Afraid of the Crowd?. Critical Inquiry, v. 36, n. 4, p. 697-727, 2010.

RHEINGOLD, Howard. Smart mobs: the next social revolution. Cambridge: Basic Books, 2002.

SENNETT, Richard. Together: the rituals, pleasures, and politics of cooperation. New Haven, CT: Yale University Press, 2012.

SHIRKY, Clay. Cultura da participação: criatividade e generosidade no mundo conectado. São Paulo: Zahar, 2011.

SUROWIECKI, James. The wisdom of crowds: Why the many are smarter than the few and how collective wisdom shapes business, economies, societies and nations. New York: Doubleday, 2005.

Downloads

Publicado

26/02/2018

Como Citar

Crowdsourcing e crowdmapping na cultura da participação: um estudo de caso do Ecocitizen World Map. (2018). PAULUS: Revista De Comunicação Da FAPCOM, 2(3), pág. 55-66. https://doi.org/10.31657/rcp.v2i3.41