Crowdsourcing e crowdmapping na cultura da participação: um estudo de caso do Ecocitizen World Map
DOI:
https://doi.org/10.31657/rcp.v2i3.41Resumo
Na era das redes de comunicação digital, observa-se o surgimento de diferentes propostas de cartografia colaborativa desenvolvidas em plataformas online de uso coletivo. Em diálogo com pesquisas em comunicação, cultura e desenvolvimento social na América Latina, nosso artigo tem por objetivo realizar um estudo de caso do projeto Ecocitizen World Map, com foco na cidade de Medellín, na Colômbia. O projeto escolhido para o estudo é uma plataforma colaborativa que agrega recursos de crowdsourcing e crowdmapping. Entendidas como construção coletiva de conhecimento baseada no envio de dados multimídia geolocalizados a partir de sistemas de código aberto, as plataformas de crowdmapping têm sido utilizadas em projetos que buscam fomentar transformações socioculturais. Em suas proposições específicas, esses sistemas: (1) criam espaços de conversação com atores heterogêneos; (2) incentivam a implantação de bancos de dados alimentados por indivíduos e grupos que fornecem conteúdo em variadas mídias (textos, imagens, áudios, vídeo, entre outros); (3) favorecem a emergência do sentido de comunidade e pertencimento; (4) participam dos processos de criação de projetos culturais; e (5) estimulam transformações sociais. O artigo é baseado na proposta de cartografia das redes e na discussão sobre processos comunicacionais e a ação coletiva na rede.
Palavras-chave: Comunicação, cultura e desenvolvimento social na América Latina. Processos de criação nas mídias. Crowdsourcing e Crowdmapping. Cultura da participação e transformação social. Medellín e Desenvolvimento urbano.
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