Vilém Flusser.
O engenho e a arte do ensaio como engajamento no diálogo.
DOI:
https://doi.org/10.31657/rcp.v4i8.416Resumo
O artigo busca caracterizar o ensaio a partir de uma abordagem epistemológica, observando os procedimentos e os movimentos do intelecto que direcionam tanto a escolha dos seus objetos como a própria invenção de linguagem, traços que o situam na fronteira entre a ciência e a arte. Assim, compreende o ensaio como alternativa estilística ao pensamento dogmático, num movimento textual cuja preocupação maior não está em mapear ou circunscrever o objeto, mas fazer emergir a autoria do intérprete no instante mesmo em que propõe uma resposta particular a problema de ordem geral. Do ponto de vista analítico, o trabalho relaciona os elementos presentes na forma ensaística com os pressupostos epistemológicos do signo da compreensão a partir do estudo tópico do gênero ensaio em Vilém Flusser, considerando que o filósofo checo-brasileiro compreende que no ensaio “Intersou e intersomos no assunto”.
Palavras-chave: Ensaio. Epistemologia. Conhecimento. Crítica. Vilém Flusser.
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