Educomunicação e desenvolvimento social latino-americano: proposta da comunicação católica no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.31657/rcp.v2i3.42Resumo
Os estudos da Educomunicação têm suas bases referenciais na América Latina e, especialmente, como fontes inspiradoras, a metodologia pedagógica de Paulo Freire e a análise crítica das produções midiáticas de Mario Kaplún. A evolução do pensamento comunicacional sobre o conceito de Educomunicação deu-se sobretudo com base em práticas sociais já consagradas a partir da década de 1950 e que se foram aprimorando ao longo dos anos, atingindo a década de 2010 com a expressão academicamente consolidada. Como processo de construção social e colaborativa, a Educomunicação também revela na sua trajetória os sinais do caminho civilizatório da América Latina e as marcas históricas do desenvolvimento social, político e religioso do continente.
Palavras-Chave: Educomunicação. Sociedade. Igreja Católica.
Referências
CNBB. Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil. São Paulo: Paulinas, 2014.
CORAZZA, H. Comunicação e educomunicação: jovens e adolescentes e sua relação com a cultura digital, no espaço educativo e de evangelização, Disponível em: <http://www.intercom.org.br/sis/2014/resumos/R9-1316-1.pdf> Acesso em: 09 jul 2017.
GIL, A. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GOMES, H. F. Revista de Ciência da Informação. Disponível em: <http://www.repositorio.ufba.br:8080/ri/bitstream/ri/3041/1/DataGramaZero%20-%20Revista%20de%20Ci%C3%AAncia%20da%20Informa%C3%A7%C3%A3o%20-%20Henriette.pdf>. Acesso em: 14 abr. 2017.
GUERREIRO, A. D. Especificidades educomunicacionais inclusivas num desenvolvimento humano mais universal. 2014. Disponível em: <http://revistas.ua.pt/index.php/sopcom/article/
viewFile/3813/3500>. Acesso em: 9 jul. 2017.
LAKATOS, E.; MARCONI, M. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
MÁRQUES, F. T.; TALARICO, B. S. Da comunicação popular à educomunicação: reflexões no campo da educação como cultura. s. d. Disponível em: <http://gorila.furb.br/ojs/index.
php/atosdepesquisa/article/viewFile/4897/3333>. Acesso em: 8 jul. 2017.
RODRIGUES, A. I.; ZATZ, F. A escola contemporânea e o diálogo com a Geração Z: Estudo de caso de educomunicação no ensino médio do Colégio Israelita Brasileiro. 2016. Disponível em: <http://www.unifatea.edu.br/seer/index.php/eccom/article/viewFile/1468/1131>. Acesso em: 9 jul. 2017.
SBARDELOTTO, M. E o Verbo se fez rede. Religiosidades em construção no ambiente digital. São Paulo: Paulinas, 2017.
SOARES, I. O. A educomunicação possível: uma análise da proposta curricular do MEC para o Ensino Básico. 2016. Disponível em: <http://www.periodicos.usp.br/comueduc/article/
viewFile/110451/112708>. Acesso em: 8 jul. 2017.
VIGAN, D. E. Irmãos e Irmãs, boa noite! O Papa Francisco e a nova comunicação da Igreja. Petrópolis: Vozes, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos para PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação.
Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista PAULUS, o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.