Tutorial para entendermos o fundo do poço democrático do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.31657/rcp.v5i9.428Resumo
Resenha da tese “Desarranjo da visibilidade, desordem informacional e polarização no Brasil entre 2013 e 2018”, de Marcelo Alves, orientada pelo professor Afonso de Albuquerque, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. O estudo longitudinal avaliou 2.500 fan-pages do Facebook para ilustrar o reposicionamento das visibilidades de políticos nesta plataforma e da perda do monopólio das mídias tradicionais para nomear atores na cena política. A pesquisa foi dividida em cinco capítulos e articulou literatura nacional e internacional para capturar cenas de um cenário dinâmico, com desdobramentos ainda em curso. A pesquisa apontou que o Facebook reordenou fluxos informativos, por meio de uma curadoria algorítmica de conteúdos de páginas apócrifas, coordenadas por atores da extrema direita. Neste ambiente, a atenção dos internautas foi disputada pelas notícias tradicionais e práticas nativas digitais que favoreceram as ações de antagonismo político hostis à democracia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos para PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação.
Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista PAULUS, o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.