Olhando pelo caleidoscópio
estado da arte sobre comunicações digitais nas revistas MATRIZes e Famecos
DOI:
https://doi.org/10.31657/rcp.v5i10.433Resumo
O trabalho discute a abordagem das comunicações digitais pelo campo da Comunicação. Parte da análise das publicações das revistas MATRIZes e Famecos, entre 2015 e 2020, que somam 523 textos, dos quais 172 foram identificados como sobre comunicações digitais. As revistas foram escolhidas por sua relevância para o campo. O estudo conclui que: a) as comunicações digitais ocupam lugar de destaque nos periódicos, representando 39% dos textos publicados da MATRIZes e 28% da Famecos; b) há grande diversidade de conceitos utilizados, o que mostra inexistência de um paradigma teórico dominante nem mesmo um quadro sólido de fundamentação; c) há diversidade de fenômenos abordados, o que revela também uma abordagem ampla da comunicação; d) há diálogo com diversas disciplinas. No momento atual, temos um caleidoscópio de abordagens que se, por um lado, é interessante por fomentar análises diversas e transdisciplinares, por outro expressa o desafio de viabilizar aprofundamento conceitual e análises mais duradouras e que deem maior espessura temporal aos fenômenos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos para PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação.
Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista PAULUS, o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.