Natureza, ética e pensamento comunicacional

Autores

  • Dayana K. Melo da Silva Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.31657/rcp.v5i9.434

Resumo

Do surgimento do pensamento racional na Grécia pré-socrática ao racionalismo moderno, a ideia de phusis foi se constituindo, inicialmente, como algo a ser compreendido, em seguida, como algo a ser explorado. A iminência de um colapso ambiental global provocado pela visão racionalista e objetificada da natureza nos conduz, entretanto, a questionar não apenas os limites da separação epistemológica entre natureza e cultura, mas também o próprio entendimento de natureza. Diante desse cenário, uma ética da comunicação, sendo esta última pensada neste estudo enquanto um campo de práticas e saberes, se aproximaria de uma cosmocomunicação, tal qual as concepções de cosmopolítica e cosmotécnica.

Biografia do Autor

  • Dayana K. Melo da Silva, Universidade de São Paulo

    Professora Contratada da Escola de Comunicações e Artes da USP e pesquisadora do Instituto de Estudos
    Avançados da USP. Doutora em Sociologia pela Université Sorbonne Paris Cité, mestre em Comunicação e
    Culturas Midiáticas pela UFPB, com estágio Procad de mobilidade acadêmica na ECO-UFRJ, graduada em
    Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela UFPB, e em Ciências Sociais pela USP. Realizou
    pós-doutorado na ECA-USP.

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Publicado

30/06/2021

Como Citar

Natureza, ética e pensamento comunicacional. (2021). PAULUS: Revista De Comunicação Da FAPCOM, 5(9). https://doi.org/10.31657/rcp.v5i9.434