Inteligência Artificial e os desafios éticos
a restrita aplicabilidade dos princípios gerais para nortear o ecossistema de IA
DOI:
https://doi.org/10.31657/rcp.v5i9.453Resumo
Prolifera na sociedade o uso de tec- nologias de inteligência artificial (IA). A maior parte das implementações atuais de IA é baseada na técnica de aprendizado de máquina (machine learning), subárea da IA, denomina- da de redes neurais de aprendizado profundo (Deep Learning Neural Networks – DLNNs) cujos algoritmos “aprendem” a partir de exemplos extraídos do big data. Nesse processo de automação de decisões, intensifica-se o debate da IA ética, concentrado em princípios gerais de aplicabilidade restrita, não traduzíveis em boas práticas para nortear o ecossistema de IA. Ademais, alguns desses princípios, como justiça e dignidade, não são universais e desconhece-se como decodificá-los em termos matemáticos. O artigo pondera sobre algumas soluções para mitigar as externalidades negativas sugeridas por Luciano Floridi, Mark Coeckelbergh e Cédric Villani.
Downloads
Publicado
Versões
- 09/07/2021 (2)
- 30/06/2021 (1)
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos para PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação.
Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista PAULUS, o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.