Do filme silencioso às buscas na web
montagens e poder de verdade
DOI:
https://doi.org/10.31657/rcp.v6i11.465Resumo
Neste artigo abordaremos as imagens fílmicas do dito cinema silencioso na Amazônia em sistema de busca na web. Como as imagens enquanto memória do primeiro cinema são atualizadas no arquivamento dos buscadores online? As imagens fílmicas, no geral, e o filme No Paiz das Amazonas (1922), em particular, são produtos de arquivamentos audiovisuais pelo cinema, vídeo, televisão, internet, assim como em outros ambientes não reconhecidos tradicionalmente como audiovisuais. Em cada sistema adquire as características técnicas e culturais do corpo que o reconhece e o arquiva como um mundo próprio. Na breve arqueologia dos buscadores e na cartografia das imagens do filme no buscador Google, será realizado um mapeamento introdutório das montagens percebidas nas interfaces gráficas do site de busca. Observar a montagem como construções de mundo do buscador passa por sua desmontagem, no procedimento passaremos para uma discussão sobre a forma de poder de verdade nesses arquivamentos (FOUCAULT, 1980).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos para PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação.
Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista PAULUS, o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.