Pensar desde a América Latina: em defesa das epistemologias do Sul
DOI:
https://doi.org/10.31657/rcp.v2i3.47Resumo
O artigo trata dos limites e da extensão da produção de conhecimento na América Latina tal como tem sido praticada na maior parte das instituições de nosso continente. Partindo do questionamento das bases epistemológicas consideradas universais, propõe-se a quem se pretende pesquisador/a nas Humanidades uma tomada de posição radical pelas Epistemologias do Sul para que seja produção de um conhecimento situado com sentido geográfico, histórico e ético nas mais diversas áreas do conhecimento.
Palavras-chave: América Latina. Conhecimento. Epistemologias do Sul.
Referências
BONDY, Salazar. Existe una filosofía de nuestra América? México: Siglo XXI Editores, 1988.
CABRERA, J. Diário de um filósofo no Brasil. Ijuí: Unijuí, 2013.
DUSSEL, E. 1492 o encobrimento do outro A origem do mito da modernidade. São Paulo: Perseu Abramo, 1993.
GOMES, Roberto. Crítica da razão tupiniquim. São Paulo: FTD, 2012.
NOBRE, Marcos. Conversas com filósofos brasileiros. São Paulo: Ed. 34, 2000.
SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. (Orgs.) Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.
SOUZA, Jessé. A tolice da inteligência brasileira. Ou como o país se deixa manipular pela elite. São Paulo: Leya, 2015
___________. A elite do atraso, da escravidão à lava jato. São Paulo: Leya, 2017.
ZEA, La filosofía americana como filosofía sin más. 3. ed. México: Siglo XXI Editores, 1975.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos para PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação.
Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista PAULUS, o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.