A filosofia frente a relação entre mídia e política
DOI:
https://doi.org/10.31657/rcp.v2i3.48Resumo
Vivemos em uma sociedade na qual a mídia desempenha um importante papel no campo político, cultural, social e econômico. Segundo o Prof. Dr. Vladimir Pinheiro Safatle, o estudo da mídia configura um capítulo fundamental para compreendermos os processos de constituição das relações sociais na contemporaneidade, de circulação de desejos e de organização dos modos de reprodução material da vida. Ao estabelecermos uma relação com a política, observamos que uma grande expectativa cultivada nos anos 1990, de que a reconfiguração técnica do campo da comunicação de massa poderia trazer um impacto produtivo e virtuoso para o processo de democratização, não se consolidou. A livre circulação de informação não garante a democracia. Diante desse contexto, a filosofia pode contribuir para desenvolvermos uma reflexão acerca da relação entre a política e a comunicação. Nesta entrevista, o filósofo e professor Vladimir Safatle nos conta sobre sua trajetória acadêmica e a principal questão presente em seus estudos e publicações, evoca a produção da Escola de Frankfurt para refletir uma crítica social e cultural na atualidade, critica a suposição de que presenciamos uma onda conservadora, analisa a presença dos intelectuais na imprensa brasileira hoje, dialoga com as ideias de Michel Foucault, observa a função da Filosofia no mundo contemporâneo e, à luz das ideias de Bento Prado Jr., aponta o que vem se constituindo em uma experiência filosófica própria de um país como o Brasil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos para PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação.
Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista PAULUS, o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.