A filosofia frente a relação entre mídia e política

Autores

  • Vladimir Pinheiro Safatle USP

DOI:

https://doi.org/10.31657/rcp.v2i3.48

Resumo

Vivemos em uma sociedade na qual a mídia desempenha um importante papel no campo político, cultural, social e econômico. Segundo o Prof. Dr. Vladimir Pinheiro Safatle, o estudo da mídia configura um capítulo fundamental para compreendermos os processos de constituição das relações sociais na contemporaneidade, de circulação de desejos e de organização dos modos de reprodução material da vida. Ao estabelecermos uma relação com a política, observamos que uma grande expectativa cultivada nos anos 1990, de que a reconfiguração técnica do campo da comunicação de massa poderia trazer um impacto produtivo e virtuoso para o processo de democratização, não se consolidou. A livre circulação de informação não garante a democracia. Diante desse contexto, a filosofia pode contribuir para desenvolvermos uma reflexão acerca da relação entre a política e a comunicação. Nesta entrevista, o filósofo e professor Vladimir Safatle nos conta sobre sua trajetória acadêmica e a principal questão presente em seus estudos e publicações, evoca a produção da Escola de Frankfurt para refletir uma crítica social e cultural na atualidade, critica a suposição de que presenciamos uma onda conservadora, analisa a presença dos intelectuais na imprensa brasileira hoje, dialoga com as ideias de Michel Foucault, observa a função da Filosofia no mundo contemporâneo e, à luz das ideias de Bento Prado Jr., aponta o que vem se constituindo em uma experiência filosófica própria de um país como o Brasil.

Biografia do Autor

  • Vladimir Pinheiro Safatle, USP

    Filósofo formado pela Universidade de São Paulo. Graduado também em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, com mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo e doutorado em Lieux et transformations de la philosophie Université de Paris VIII. professor Livre Docente do departamento de filosofia da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

26/02/2018

Como Citar

A filosofia frente a relação entre mídia e política. (2018). PAULUS: Revista De Comunicação Da FAPCOM, 2(3), pág. 125-136. https://doi.org/10.31657/rcp.v2i3.48