A crítica adorniana ao capitalismo em sua época dourada
DOI:
https://doi.org/10.31657/rcp.v2i3.51Resumo
Inquestionavelmente, Theodor W. Adorno é um dos mais célebres pensadores do século XX e um intérprete incontornável da modernidade ocidental, capitalista e tecnicista. A envergadura da sua obra transcende as barreiras disciplinares, sendo referência obrigatória não só na Filosofia, mas também na Sociologia, nas ciências da Comunicação etc. Escolher a obra de Adorno como objeto de estudo de uma tese de doutorado significa assumir riscos eminentes, pois trata-se de um autor consagrado e objeto de diferentes estudos, o que dificulta o alcance da tão almejada inovação da pesquisa. No entanto, a tese em Filosofia de Amaro de Oliveira Fleck, defendida em 2015 na Universidade Federal de Santa Catarina, buscou fugir das interpretações dominantes e lançar o olhar sobre pontos poucos explorados da teoria adorniana, elegendo-os como objeto de análise.
Autor: Amaro de Oliveira Fleck
Orientador: Alessandro Pinzani
Florianópolis: Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina, 2015
Referências
FLECK, Amaro de Oliveira. Theodor W. Adorno: um crítico na era dourada do capitalismo. 202f. Tese (Doutorado em Filosofia) Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia
e Ciências Humanas, Florianópolis, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos para PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação.
Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista PAULUS, o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.