Entre a incomunicabilidade e a intolerância: o exercício da alteridade
DOI:
https://doi.org/10.31657/rcp.v6i11.571Resumo
O presente artigo objetiva refletir sobre alguns aspectos da Nova Teoria da Comunicação, conceito desenvolvido por Ciro Marcondes Filho (1948-2020), e os possíveis desdobramentos da incomunicabilidade humana na atualidade, embasando-nos no princípio da negação da alteridade, um paradoxo vivenciado na conhecida “sociedade da comunicação”. Pretende-se desenvolver o argumento de que os aspectos da comunicação midiatizada oferecidos à percepção e à consciência coletiva podem desencadear discursos dogmáticos e mentirosos, além de mecanismos de controle. Os questionamentos sobre os efeitos da comunicação nos indivíduos (transformação, obtenção de sentido e de plenitude do ser) – nos raros momentos em que acontece - fazem com que problematizemos tais questões e pensemos no presente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos para PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação.
Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista PAULUS, o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.