Fake news, política e opinião pública
DOI:
https://doi.org/10.31657/rcp.v2i4.65Resumo
Este artigo examina o fenômeno tão discutido das fake news e suas relações com a concepção mais frequente de política e de ação política, seu impacto na opinião pública e o papel desta na construção do espaço público e também avançar o debate sobre a construção da democracia, em uma forma mais intensa de participação direta, não de maneira consultiva, mas institucional, ou seja, com instituições de participação direta deliberativa. Este é um ensaio que se presenta mais como uma contribuição para ampliar o debate sobre expressões que se tornaram lugares-comuns, utilizadas por políticos, jornalistas, cientistas políticos, pessoas comuns, mas que, muitas vezes aparecem de maneira confusa como se os diversos discursos sobre tais questões ora se apresentassem como evidentes, ora como completamente obscuros.
Palavras-chave: Fake news. tica. Política. Democracia representativa.
Referências
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2001.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
BOURDIEU, Pierre. Lopinion publique nexiste pas. Les temps modernes, v. 318, p. 1292-1309, 1973.
SENNET, Richard, O declínio do homem público: as tiranias da intimidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.
NASCIMENTO, Milton Meira. Opinião pública e revolução. São Paulo: Edusp/Nova Stela, 1989.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos para PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação.
Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista PAULUS, o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.