Da religião à reconexão: novos modos de ser e fazer religiosos em tempos de midiatização digital
DOI:
https://doi.org/10.31657/rcp.v2i4.68Resumo
O artigo busca aprofundar a reflexão sobre os processos de comunicação contemporâneos e as religiões e religiosidades, nos quais a internet e as plataformas sociodigitais vão-se constituindo como ambiente midiático de prática religiosa e de inter-relação entre fiéis e comunidades religiosas, caracterizando um fenômeno de midiatização digital da religião. Para isso, rimeiramente,
analisa a especificidade digital daquilo que se costumou chamar de
midiatização da religião. Em seguida, a partir do caso católico, examina alguns aspectos da manifestação do religioso
em rede. A partir disso, reflete sobre o conceito de reconexão, entendida como as ações sociossimbólicas a partir das interfaces e dos protocolos das plataformas sociodigitais, ou seja, processos sociais e simbólicos de conexão em rede. Assim, como conclusão,
aponta que emerge um novo modo de religação entre o humano e o divino a partir de processos sociossimbólicos, o que complexifica o papel da religião em tempos de conexões digitais.
Palavras-chave: Midiatização da religião. Reconexão. Internet. Plataformas sociodigitais.
Referências
BENTO XVI, Papa. Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital. Mensagem para o
º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Vatican.va, Vaticano, 24 jan. 2011. Disponível em:
___________. Redes sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização. Mensagem
para o 47º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Vatican.va, Vaticano, 24 jan. 2013.
Disponível em: <http://goo.gl/C3lCMV>.
BOFF, Leonardo. Igreja, carisma e poder: ensaios de eclesiologia militante. São Paulo: Ática,
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede: a era da informação: economia, sociedade e cultura.
ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000. V.1.
___________. Internet e sociedade. In: MORAES, D. Por uma outra comunicação: mídia, mundialização,
cultura e poder. Rio de Janeiro: Record, 2005.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 19. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
DIANICH, Severino. Ecclesiologia: questioni di metodo e una proposta. Milano: Paoline, 1993.
FAUSTO NETO, Antonio. Contratos de leitura: entre regulações e deslocamentos. Diálogos
Possíveis, Salvador, ano 6, n. 2, p. 7-28, jul./dez. 2007.
___________. Como as linguagens afetam e são afetadas na circulação? In: BRAGA, J. L. et al.
(Org.). Dez perguntas para a produção de conhecimento em comunicação. São Leopoldo, 2013, p.
-64.
FEYERABEND, Paul. Contra o método. 2. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
FLICHY, Patrice. Le sacre de lamateur: Sociologie des passions ordinaires à lère numérique.
Paris: ditions du Seuil, 2010.
FRANCISCO. Comunicação ao serviço de uma autêntica cultura do encontro. Mensagem para
o 48º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Vatican.va, Vaticano, 24 jan. 2014. Disponível
em: <http://goo.gl/8JbLFr>.
___________. Carta apostólica em forma de motu proprio: instituição da Secretaria para a
Comunicação. Vatican.va, Vaticano, 27 jun. 2015. Disponível em: <http://goo.gl/smxm7R>.
___________. Exortação apostólica Gaudete et exsultate sobre o chamado à santidade no mundo
atual. Vatican.va, Vaticano, 19 mar. 2018. Disponível em: <https://goo.gl/PXtXzj>.
FRIESEN, Norm; HUG, Theo. The Mediatic Turn: Exploring Concepts for Media Pedagogy.
In: LUNDBY, K. (Org.). Mediatization: concept, changes, consequences. New York: Peter
Lang Publishing, 2009. p. 63-84.
GOMES, Pedro Gilberto. O processo de midiatização da sociedade e sua incidência em determinadas
práticas sociossimbólicas na contemporaneidade: a relação mídia e religião. In: FAUSTO
NETO, A. et al. (Org.). Midiatização e processos sociais na América Latina. São Paulo:
Paulus, 2008, p. 17-30.
LIBNIO, João Batista. A religião no início do milênio. São Paulo: Loyola, 2002.
LOTMAN, Iuri M. La semiosfera 1: semiótica de la cultura y del texto. Madrid: Cátedra, 1996.
MARTELLI, Stefano. A religião na sociedade pós-moderna: entre secularização e dessecularização.
São Paulo: Paulinas, 1995.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Uma aventura epistemológica. MATRIZES, São Paulo, v. 2, n.
, p. 143-162, jul./dez. 2009.
MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. 8. ed. Petrópolis:
Vozes, 2011.
MORIN, Edgar. O método 3: o conhecimento do conhecimento. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 1999.
___________. O método 1: a natureza da natureza. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2008.
PACE, Enzo. La comunicazione invisibile: le religioni in internet. Milano: San Paolo, 2013.
RODRIGUES, Adriano D. O paradigma comunicacional: história e teorias. Lisboa: Fundação
Calouste Gulbenkian, 2011.
___________. Prefácio. In: MATTOS, M. .; JANOTTI JUNIOR, J.; JACKS, N. (Orgs.).
Mediação e midiatização. Salvador: EDUFBA, 2012. p. 9-19.
SBARDELOTTO, Moisés. E o Verbo se fez bit: a comunicação e a experiência religiosas na
internet. Aparecida: Santuário, 2012.
___________. E o Verbo se fez rede: religiosidades em reconstrução no ambiente digital. São
Paulo: Paulinas, 2017.
STEIL, Carlos A.; TONIOL, Rodrigo. O catolicismo e a Igreja Católica no Brasil à luz dos dados
sobre religião no Censo de 2010. Debates do NER, Porto Alegre, ano 14, n. 24, p. 223-243,
jul./dez. 2013. Disponível em: <http://goo.gl/MRGaoc>.
VERN, Eliseo. Fragmentos de um tecido. São Leopoldo: Unisinos, 2004.
___________. Prólogo: La mediatización, ayer y hoy. CARLN, M.; FAUSTO NETO, A.
(Orgs). Las políticas de los internautas: nuevas formas de participación. Buenos Aires: La Crujía,
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos para PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação.
Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista PAULUS, o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.