A desinformação como ferramenta de violência política de gênero

Autores

  • Gabriela Alves Universidade Federal do Espírito Santo
  • Elisa Lacerda Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.31657/pw2qkp38

Resumo

Este artigo busca analisar o uso da desinformação como ferramenta da violência política de gênero enfrentada por mulheres durante o exercício de seus mandatos eletivos. Um levantamento bibliográfico conduz a discussão sobre informações intencionalmente falsas, desinformação de gênero, e sobre violência política de gênero no cenário brasileiro. A desinformação é  debatida como uma forma de disputa de narrativa e investigada como uma forma de manutenção de sistemas sociais hegemônicos. Isso porque, como destaca Rêgo (2021), a conceituação dos componentes da desordem informacional de Wardle e Derakshan (2017), ainda se mostram insuficientes. Após o levantamento de conteúdo onde houve desinformação usada como ferramenta de violência política de gênero, dois episódios foram escolhidos para que se aplicasse a análise de discurso: i) Erika Hilton apontada como ministra da educação do governo Lula e ii)  ii) Deputado Nikolas Ferreira sobe à tribuna da Câmara dos Deputados de peruca no dia Internacional da Mulher. Assim como Archenti e Albaine (2018), entende-se que aspectos negativos que envolvem a existência política de mulheres devem ser analisados para que caminhos que superem essas questões sejam apontados.

Biografia do Autor

  • Gabriela Alves, Universidade Federal do Espírito Santo

    Pós doutora em Comunicação e Cultura (Eco/UFRJ), Professora do Departamento de Comunicação Social e Coordenadora Programa de Pós graduação em Comunicação e Territorialidades (UFES).

  • Elisa Lacerda, Universidade Federal do Espírito Santo

    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo (PósCom-Ufes) e pesquisadora do Observatório da Mídia: direitos humanos, políticas, sistemas e transparência.

Downloads

Publicado

05/06/2024

Como Citar

A desinformação como ferramenta de violência política de gênero. (2024). PAULUS: Revista De Comunicação Da FAPCOM, 7(14). https://doi.org/10.31657/pw2qkp38