A desinformação como ferramenta de violência política de gênero
DOI:
https://doi.org/10.31657/pw2qkp38Resumo
Este artigo busca analisar o uso da desinformação como ferramenta da violência política de gênero enfrentada por mulheres durante o exercício de seus mandatos eletivos. Um levantamento bibliográfico conduz a discussão sobre informações intencionalmente falsas, desinformação de gênero, e sobre violência política de gênero no cenário brasileiro. A desinformação é debatida como uma forma de disputa de narrativa e investigada como uma forma de manutenção de sistemas sociais hegemônicos. Isso porque, como destaca Rêgo (2021), a conceituação dos componentes da desordem informacional de Wardle e Derakshan (2017), ainda se mostram insuficientes. Após o levantamento de conteúdo onde houve desinformação usada como ferramenta de violência política de gênero, dois episódios foram escolhidos para que se aplicasse a análise de discurso: i) Erika Hilton apontada como ministra da educação do governo Lula e ii) ii) Deputado Nikolas Ferreira sobe à tribuna da Câmara dos Deputados de peruca no dia Internacional da Mulher. Assim como Archenti e Albaine (2018), entende-se que aspectos negativos que envolvem a existência política de mulheres devem ser analisados para que caminhos que superem essas questões sejam apontados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos para PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação.
Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista PAULUS, o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.