Comunicação da aura e da autenticidade nas reproduções digitais: relembrando Walter Benjamin*
DOI:
https://doi.org/10.31657/rcp.v1i1.7Resumo
A comunicação da aura e da autenticidade é um processo concomitante aos efeitos totalizantes da ligeira transição dos processos de reprodução mecânica para as formas de reprodução tecnológica e digital. Este artigo apresenta e examina que tais movimentos não são apenas o resultado de uma evolução narrativa, mas também uma emergente revolução. Tais afirmações se apoiam no livro A obra de arte na era da reprodutibilidade técnica, de Walter Benjamin, que descreve: (1) um modo de redescobrir e readquirir a aura e a autenticidade deterioradas nos processos de reproduções mecânicas e digitais, as quais provocam colapso em comunicação; (2) manifestações e formas de aura e autenticidade, encarnadas na reprodução da mídia digital, sobretudo nas mídias sociais; (3) formas do ler e da leitura da autenticidade na comunicação atual.
Palavras-chaves: Aura. Autenticidade. Walter Benjamin. Reprodução digital. Conteúdo gerado pelo usuário. Interpretação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos para PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação.
Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista PAULUS, o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.