O Discurso sobre a Aprendizagem do Espanhol no Instagram: Efeitos de Sentido Hegemônicos e Silenciamentos
DOI:
https://doi.org/10.31657/bpdth058Resumo
Este artigo faz uma incursão preliminar a respeito de algumas regularidades presentes no discurso sobre a aprendizagem da língua espanhola por brasileiros em perfis do Instagram de indivíduos que se dedicam ao ensino dessa língua estrangeira. Por meio de uma observação sistemática exploratória de dois perfis dessa plataforma, levantamos algumas de suas regularidades enunciativas e nos interrogamos em relação às restrições que sua historicidade lhes impõe. Para desvelar a construção dos efeitos de sentidos produzidos nas sequências discursivas coletadas, apoiamo-nos, especialmente, nas noções de ideologia (BAKHTIN, 2006), comentário (FOUCAULT, 1999) e poder (BARTHES, 1989). Muitas das evidências encontradas parecem filiar o discurso que é nosso objeto a uma racionalidade neoliberal (DARDOT & LAVAL, 2017), evocando, principalmente, as supostas facilidade, diversão e ausência de tensões que o processo de aquisição dessa língua estrangeira suporia e as vantagens competitivas que dito processo proporcionaria à figura do aprendiz/sujeito empresarial.
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