Não deixar ninguém para trás – diálogo entre a Nossa Agenda Comum e a Encíclica Fratelli Tutti na abordagem do jornalismo humanitário e de paz
DOI:
https://doi.org/10.31657/k9zrd274Resumo
Em um mundo marcado por crises e emergências humanitárias decorrentes de guerras e conflitos armados, da degradação ambiental e das mudanças climáticas, torna-se imperativo observar as causas desses acontecimentos em sua raiz, seus impactos sobre os grupos em situação de maior vulnerabilidade e o princípio e compromisso de “Não deixar ninguém para trás”. Nesse contexto, o presente artigo tem o objetivo de investigar as contribuições do jornalismo humanitário e de paz no entendimento da paz como uma face indissociável da justiça. O referencial teórico contempla os campos do jornalismo humanitário e de paz, fundamentado em autores como Galtung, Shinar, Kempf, Youngblood, Scott, Bunce e Wright. Por meio da metodologia da análise documental da Nossa Agenda Comum, do Secretário-Geral da ONU, que baliza os esforços em torno da reforma da ONU, e da Encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco, os principais achados da pesquisa apontam que o diálogo entre os dois documentos sinalizou caminhos para o jornalismo humanitário e de paz conseguir se antecipar às crises humanitárias.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos para PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação.
Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista PAULUS, o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.