Um Estudo Comparativo sobre a Noção de Diálogo no Islã e no Budismo
DOI:
https://doi.org/10.31657/s8fmpt43Resumo
O diálogo inter-religioso é um instrumento vital para promover a compreensão e a cooperação entre as diferentes comunidades religiosas. Este artigo apresenta um estudo comparativo das perspectivas islâmica e budista sobre o diálogo inter-religioso. Baseando-se em fontes primárias de ambas as religiões, este estudo explora os fundamentos teológicos do diálogo inter-religioso e as estratégias práticas empregadas por muçulmanos e budistas na promoção da compreensão inter-religiosa. As semelhanças e diferenças entre as abordagens das duas religiões para o diálogo inter-religioso são analisadas, examinando como suas respectivas crenças, práticas e histórias moldam suas atitudes em relação à diversidade religiosa. Priorizou-se o viés qualitativo, com base em revisão bibliográfica, enfatizando a análise de conteúdo sobre o Islã e as escrituras do budismo. Os resultados mostram que o paradigma islâmico do diálogo inter-religioso é o da’wah (propagação, convite ou introdução do Islã) que está enraizado no Tawhid, em contraste, o budismo promove a libertação do sofrimento humano que está enraizado no Bhavana e na atenção plena. O estudo contribui para o princípio do diálogo inter-religioso e fornece insights sobre o potencial das relações inter-religiosas para sustentar a harmonia, a paz e o respeito mútuo em diversas sociedades. Estudos sugerem a compreensão de cada fundamental para encorajar estudiosos muçulmanos e budistas a produzir um diálogo inter-religioso abrangente, teológica e filosoficamente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos para PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação.
Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista PAULUS, o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.