Mentira, distorção involuntária e erro jornalístico: intersecções de teorias e de práticas comunicacionais com o conceito de desinformação de Claire Wardle
DOI:
https://doi.org/10.31657/80s9qe19Resumo
O presente artigo traça paralelo, por meio de revisão bibliográfica, entre aspectos de teorias sobre os mass media e o jornalismo – Hipodérmica, Crítica de Frankfurt e Newsmaking – e o conceito de Wardle (2017) de desinformação e de misinformação. Contextualiza-se a mentira e sua relação histórica com a política para analisar características epistemológicas do erro (não intencional) e do engano (intencional). Práticas jornalísticas, como a linha editorial e o jornalismo declaratório, são questionadas sob a óptica de processos noticiosos desinformativos (distorção involuntária – unwitting bias). É possível afirmar que as teorias comunicacionais e as práticas da imprensa estudadas apresentam questões conceituais que tangenciam aspectos da desinformação não intencional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos para PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação.
Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista PAULUS, o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.