Horta comunitária
agricultura urbana, comunicação e desenvolvimento sustentável na Zona Norte do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.31657/4ejxxm90Resumo
O artigo investiga correlações entre agricultura urbana, comunicação comunitária e desenvolvimento sustentável na cidade do Rio de Janeiro. Metodologicamente, é fruto de uma pesquisa-ação participante realizada desde 2015 junto a movimentos sociais da cidade. A hipótese sustentada é de ser a agricultura urbana uma prática social embasada na comunicação comunitária, as quais são capazes de promover desenvolvimento sustentável na vida cotidiana. Para tanto, exponho a trajetória do discurso desenvolvimentista, apresento um panorama da agricultura urbana carioca, descrevo os contraditórios da territorialização da sustentabilidade nessa cidade e narro atividades desenvolvidas a nível cotidiano, através de hortas comunitárias, por moradores das favelas da Zona Norte carioca. Conclui-se que o desenvolvimento sustentável, antes de fruto da comunicação organizacional, deve ser pensado como um conjunto de mudanças sociais de nível cotidiano, as quais podem ser operadas pela comunicação comunitária.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigos para PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação.
Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Ao submeter um artigo para publicação na Revista PAULUS, o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.