Horta comunitária

agricultura urbana, comunicação e desenvolvimento sustentável na Zona Norte do Rio de Janeiro

Autores

  • Rodrigo Morelato PPGCOM-UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.31657/4ejxxm90

Resumo

O artigo investiga correlações entre agricultura urbana, comunicação comunitária e desenvolvimento sustentável na cidade do Rio de Janeiro. Metodologicamente, é fruto de uma pesquisa-ação participante realizada desde 2015 junto a movimentos sociais da cidade. A hipótese sustentada é de ser a agricultura urbana uma prática social embasada na comunicação comunitária, as quais são capazes de promover desenvolvimento sustentável na vida cotidiana. Para tanto, exponho a trajetória do discurso desenvolvimentista, apresento um panorama da agricultura urbana carioca, descrevo os contraditórios da territorialização da sustentabilidade nessa cidade e narro atividades desenvolvidas a nível cotidiano, através de hortas comunitárias, por moradores das favelas da Zona Norte carioca. Conclui-se que o desenvolvimento sustentável, antes de fruto da comunicação organizacional, deve ser pensado como um conjunto de mudanças sociais de nível cotidiano, as quais podem ser operadas pela comunicação comunitária.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Morelato, PPGCOM-UFRJ

    Professor de Jornalismo do Centro de Formação em Artes e Comunicação da Universidade Federal do Sul da Bahia (CFAC-UFSB). É bacharel em Cinema e Audiovisual (UFF), Mestre e Doutor em Comunicação (UERJ). 

Downloads

Publicado

29/11/2024

Como Citar

Horta comunitária: agricultura urbana, comunicação e desenvolvimento sustentável na Zona Norte do Rio de Janeiro. (2024). PAULUS: Revista De Comunicação Da FAPCOM, 8(15). https://doi.org/10.31657/4ejxxm90