Comportamento do consumidor e estratégias publicitárias de realidade virtual e realidade aumentada

Autores

  • Diogo Rógora Kawano Instituto Federal do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS
  • Vinícius Alves Sarralheiro Escola de Comunicações e Artes - ECA USP

DOI:

https://doi.org/10.31657/pzc6fy49

Resumo

O desenvolvimento e a profusão de tecnologias imersivas despontam cada vez mais como possibilidades de gerar novas experiências em diferentes âmbitos da vida cotidiana. Inscritas nesse cenário, a publicidade e as marcas se colocam em um lugar privilegiado para se relacionar com seus públicos nesses novos espaços e formatos. O objetivo deste trabalho foi mapear a produção científica em âmbito mundial, dedicada a considerar possibilidades de comunicação publicitária a partir de sua relação com realidade virtual (RV) e realidade aumentada (RA). Para tanto, foi conduzido um estudo de revisão bibliométrica nas bases de dados Scopus e Web of Science. Os resultados são apresentados e discutidos, tendo como base possíveis implicações e potencialidade para a área.

Biografia do Autor

  • Diogo Rógora Kawano, Instituto Federal do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS

    Doutor no âmbito da publicidade e neurociência cognitiva PPGCOM USP. Membro do Laboratório 4C – Centro de Comunicação e Ciências Cognitivas da USP e Coordenador do Laboratório de Tecnologias de Comunicação e Neurociência Aplicada – LTC&Na do IFSULDEMINAS. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – IFSULDEMINAS.

  • Vinícius Alves Sarralheiro, Escola de Comunicações e Artes - ECA USP

    Doutorando em Ciências da Comunicação pelo PPGCOM USP, na linha de pesquisa “Processos comunicacionais: tecnologias, produção e consumos”. Coordenador do Laboratório 4C – Centro de Comunicação e Ciências Cognitivas da USP.

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Publicado

29/11/2024

Como Citar

Comportamento do consumidor e estratégias publicitárias de realidade virtual e realidade aumentada. (2024). PAULUS: Revista De Comunicação Da FAPCOM, 8(15). https://doi.org/10.31657/pzc6fy49